Linda Brasil prestigia Encontro das mães em situação de rua

Publiciado em 17/06/2022 as 17:09
Na manhã desta sexta-feira, 17, a vereadora Linda Brasil (PSOL), esteve presente no Encontro das Mães em Situação de Rua, que ocorreu na Comunidade Bom Pastor. A atividade foi realizada pelo Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua e a Comunidade Bom Pastor.
 
O Brasil apresenta dados preocupantes de pessoas vivendo em situação de rua, em março de 2020 foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que aproximadamente 221.869 brasileiros viviam nas ruas, apesar de ser assegurado pela Constituição Federal de 1988, o direito à habitação para “promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico”.
 
Quando tratamos das mulheres que são mães em situação de rua, as desigualdades se aprofundam. São invisibilizadas pelas políticas públicas, e submetidas as diversas formas de violência, em alguns casos, são cerceadas de vivenciar a maternidade e sem acesso a redes de apoio, diante dos estigmas que são construídos pelo racismo e outras formas de preconceito.
 
“Queria parabenizar por esse encontro resistente e de luta, mães que estão lutando pela conquista de moradia digna, são nesses encontros que a gente se fortalece, através das experiências e dos relatos. Também queria falar da importância da consciência política, porque hoje estamos vivenciando um momento difícil, o quanto está caro o botijão de gás, a comida e outros itens necessários para a sobrevivência.

Que possamos nos organizar coletivamente para retomar nossa democracia, para mudarmos esse Brasil”, refletiu a parlamentar.

 

Ascom Mandata de Linda Brasil