Fim das férias! Como readaptar a criança ao ritmo escolar?

Especialista orienta como os responsáveis podem auxiliar os filhos no retorno às aulas

Publiciado em 25/01/2017 as 15:42

O período das férias sempre é o mais desejado e aproveitado até o último momento por crianças e adolescentes. É a época de dormir até mais tarde, colocar as séries em dia, de ver filme com os amigos, fazer aquela viagem para a casa dos parentes e de brincar até perder de vista. Mas com o retorno das aulas muitas crianças e jovens sentem dificuldade de se readaptar ao ritmo, o que ocasiona em trabalho dobrado para os pais e responsáveis.

Carla Cristini, psicóloga do Hapvida, fala sobre como os pais podem se preparar para orientar seus filhos nesse retorno às aulas.

“Muitos pais devem ter liberado os filhos para acordarem mais tarde ou não terem horário definido para ir dormir neste período de férias escolares. Portanto, nas poucas semanas da volta às aulas, o ideal é que, aos poucos, essa rotina seja resgatada. A criança precisa ter noção dos horários e regras, porque tem tarefas a desenvolver. É importante que a criança entenda como a rotina dia funciona e quais são os horários apropriados para as diversas tarefas e responsabilidade que ela também tem, mesmo na infância”, explica.

A especialista ainda destaca o papel dos pais no período anterior ao retorno das aulas, como a importância de organizar o material escolar e o uniforme, além de determinar uma rotina de estudos que deve ser diária e adequada com o horário da família.

“Por exemplo, se a criança for para a escola pela manhã, o ideal é que, depois do almoço e de descansar um pouco a mente, ela se volte para as lições de casa, de preferência, com o acompanhamento de um responsável, seja mãe, pai, vó, vô, tia, professor particular, etc. Se o horário da escola for à tarde, então é indicado que a criança faça as tarefas escolares logo depois que tomar o café da manhã, pois assim terá energia para desenvolver bem as tarefas e fixar melhor o conteúdo. A escola tem o papel profissional, na figura dos professores, que precisam receber os alunos com alegria e orientá-los como deverá ser o ano letivo que se inicia”, orienta.

O acolhimento é fundamental, principalmente ao público da educação infantil que passa por um período de adaptação. “Nesse tempo, é preciso entender a criança, conhecê-la, mostrar a ela o mundo novo de possibilidades que se abre e recebe-la com carinho e alegria. A criança precisa se sentir amada e protegida como se estivesse com os pais, precisa confiar nos professores para se sentir segura. As crianças podem estranhar mudanças de ambientes e podem se sentir ainda mais desconfortáveis se elas forem novatas na escolinha. Quando esses fatores são alterados, é preciso que tanto os professores quanto os pais envolvam a criança de forma positiva, acompanhando e até conhecendo os pais dos colegas, para tentar aproximar as crianças e fazer surgir novas amizades”, destaca a especialista.

No caso do público adolescente que ingressa no ensino médio, a psicóloga indica que haja muito diálogo, pois estão na puberdade. “O tom da conversa deve ser sempre amistoso, pois, o adolescente precisa confiar e sentir que está seguro na presença dos pais. Somente assim esses jovens estudantes saberão que têm nas mãos o poder de levar o futuro adiante, estudando com empenho”, acrescenta.