Setor de Medicina Preventiva do Hapvida contribui na prevenção e no tratamento de doenças

A especialidade é uma das mais procuradas pelos usuários, que podem contar com diversos profissionais de saúde

Publiciado em 06/07/2017 as 08:18

Ao invés de curar a doença, tratar os sintomas, com foco na manutenção da saúde e na qualidade de vida das pessoas. É a isso que se propõe a Medicina Preventiva, especialidade médica voltada à prevenção de enfermidades que quando tratadas, podem evitar maiores danos à saúde. Não é à toa que a equipe multidisciplinar do setor de prevenção do Hapvida coloca à disposição de seus usuários profissionais diversos, que atendem e orientam crianças e adultos em diversas especialidades, entre elas Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e grupos preventivos para educação em saúde para idosos e enfrentamento da obesidade.

 

“O setor é essencial na orientação e educação em saúde, com terapias para prevenção de possíveis complicações que podem ser evitadas, quando tratadas por profissionais da área”, comenta Conceição de Paula Santos Santana, coordenadora administrativa do Happrev Recife, formado pelas unidades de Medicina Preventiva do Hapvida na Ilha do Leite, Parque Amorim e Olinda.

 

Exames periódicos, avaliações físicas, programas disciplinares de alimentação e controle de obesidade, além de acompanhamentos com psicólogos e fonoaudiólogos, são algumas das ações que podem ser encontradas no setor de Medicina Preventiva do Hapvida. A contribuição dos profissionais pode evitar que a doença se instale, assim como pode auxiliar no tratamento de enfermidades em estágio inicial ou em casos em que o problema de saúde já se instalou e precisa ser cuidado para que não cause impacto negativo no paciente. “É nosso compromisso como profissionais de saúde atuar para gerar benefícios na esfera individual e social do paciente. Informar, orientar e dar autonomia para proporcionar uma melhor qualidade de vida, construindo estratégias de prevenção primária de doenças”, ressalta a psicóloga do setor de Medicina Preventiva do Hapvida, Sílvia Regina.

 

Além de todo o esforço preventivo de doenças, a Medicina Preventiva também contribui, na prática, na diminuição de gastos com medicamentos e idas desnecessárias a clínicas e médicos, refletindo, de imediato, na melhora da produtividade do paciente com ações que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, prevenção de doenças e o controle de doenças crônicas. “Temos evoluído quanto ao conceito de prevenção na área de saúde, que tem foco na qualidade de vida e na longevidade saudável, inclusive com benefícios para o bolso do paciente", afirma a nutricionista Joice Alencastro, nutricionista funcional da Medicina Preventiva do Hapvida.