Saiba quando a acumulação pode virar uma doença

Publiciado em 11/07/2017 as 07:34

Muito recorrente em algumas casas, principalmente de pessoas idosas, são as coleções e acumulações de coisas. O problema é quando existe um descontrole para esse colecionismo, neste caso, pode se tratar da síndrome de Diógenes (SD). Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, explica sobre a síndrome.

“A síndrome trata-se de uma alteração no comportamento muito comum entre os idosos, suas principais características são o isolamento social, a autonegligência, alguma paranoia e colecionismo exacerbado”, esclarece.

Em geral, o perfil dos indivíduos é aquele que vive sozinho e possui outros problemas psíquicos, como demência ou outro transtorno.  Atinge a homens e mulheres da mesma forma.

“Na síndrome, o colecionismo é o ponto central em detrimento do autocuidado. É possível observar casos de pessoas que colecionam todo tipo de objetos, até mesmo lixo, causando transtorno e colocando em risco a própria saúde, a da família e vizinhos”, alerta.

Os indivíduos que sofrem com está síndrome, além de solitárias, possuem muita desconfiança por todos ao seu redor, o que acarreta em seu isolamento social. A especialista acrescenta que a doença pode se agravar após algum trauma ou perda. Para que o tratamento tenha resultados positivos é necessário o apoio familiar ou de pessoas próximas.

“O tratamento psiquiátrico é primordial, incluindo terapias e uso de psicofármacos indicados pelo especialista. Associado ao tratamento médico, o cuidado e acompanhamento dos familiares é fundamental. Mesmo percebendo que esses indivíduos preferem estar sozinhos ou de difícil convivência, é importante que este acompanhamento seja incisivo e constante, evitando que o sujeito reinicie com as acumulações", elucida.