Os cuidados com a exposição excessiva dos filhos na internet

Publiciado em 17/07/2017 as 20:56

É comum que nos dias de hoje as pessoas sejam adeptas de várias plataformas virtuais e redes sociais e divulguem situações referentes ao dia-a-dia. No entanto, é importante ter algumas precauções nesse momento, pois, o excesso de divulgação pode acabar sendo prejudicial. Lívia Vieira de Melo, psicóloga do Hapvida, explica porque é necessário o cuidado na hora das divulgações sobre as crianças.

“Em tudo na vida a ponderação é necessária. Demonstrações de afeto e carinho são sempre benéficas, mas com cautela. Hoje em dia, os indivíduos sentem uma necessidade quase que obsessiva e neurótica em expor sua vida e a vida de quem os rodeiam. As pessoas se expõem tanto que aquele mais cauteloso acaba sendo discriminado e se vê obrigado a declamar amor, pois, envolto nas opiniões de terceiros, se não expõe amor em rede é porque não ama. Os filhos são bênçãos. Quando criança, cada movimento é um flash, é sempre tudo lindo e fofo, e os pais, tão maravilhados, precisam transmitir o amor que estão sentindo e divulgam cada momento do seu pequeno, e acabam esquecendo que cada momento é único e exclusivo deles (dos familiares). Só que a necessidade de expor o amor é tamanha que acabam postando fotos indiscretas e bastante pessoais, correndo o risco de caírem em mãos erradas”, orienta.

A especialista também alerta para os perigos da própria internet com os crescentes casos de pedofilia. É preciso ter cautela não só na quantidade de exposição, como na forma também. Principalmente, evitar fotos que exponha demais a criança.

 “Outros problemas com a exposição, são os ladrões, sequestradores, ou até mesmo inimizades inimagináveis. Somos seres sociais, porém com vidas individualizadas. Cuidado com a exposição sua e de seus queridos. Para se protegerem não divulguem os seus passos, não divulguem onde trabalham, onde seus filhos estudam, onde estão, ou para onde vão, protejam-se”, aconselha a psicóloga.