Você sabe o que são pessoas tóxicas? Descubra o que são e como é possível evitar  

Publiciado em 17/08/2017 as 07:33

Sabe aquele conhecido que sempre tem uma notícia ruim para dar ou vive falando mal dos outros? Ou aquele colega de trabalho que acha que tudo vai dar errado sempre? Então, essas pessoas muitas vezes podem influenciar no ambiente, trazendo um clima de conflito, rivalidade e desconfiança. A psicóloga do Hapvida, Sarah Lopes explica que são consideradas pessoas tóxicas quando "contaminam" negativamente o ambiente em que estão. Por alguma razão, essas pessoas conseguem deixar o clima pesado ou faz com que as outras pessoas sinta-se desconfortáveis na presença delas. 

 É importante estar atento aos sinais que podem ser identificados desde o discurso até suas ações. Questionar a habilidade do outro, expressar inveja, desdém ou até mesmo duvidar da conquista positiva de alguém pode ser um dos sinais.  É preciso ter cuidado com a convivência com essas pessoas que podem prejudicar a produtividade do ambiente de trabalho, a interação entre os colegas e até a felicidade e bem-estar alheio.  

 "Na verdade, essas pessoas não precisam ser evitadas, podem ser somente levadas a refletir sobre o que dizem ou fazem. Para isso, caso você presencie alguém falar algo negativo para o outro, pode apenas chamar para uma conversa privada e questionar qual a finalidade do comentário. Caso persista, ser claro, sem ser grosseiro pode ajudar quando é alguém disposto a ouvir o que o outro tem a dizer.", orienta.  

 Para essas pessoas consideradas com um comportamento tóxico, é possível buscar um tratamento terapeutico, desde que o indivíduo perceba que desenvolve tais comportamentos.  "Quando as pessoas passam por alguma situação traumática, o seu julgamento pode ficar equivocado, como sintomas depressivos, síndrome do Pânico, TOC e outros problemas. No entanto, são situações passageiras. Pessoas tóxicas muitas vezes são naturalmente dessa forma e não se percebem assim. 

 O tratamento consiste diretamente na tomada de consciência de sua vida e na percepção de que a vida do outro não deve influenciar no seu cotidiano.", esclarece.