21 de Setembro: Dia Mundial do Alzheimer

Publiciado em 12/09/2017 as 21:52

O dia 21 de setembro é considerado o dia mundial do Alzheimer, uma doença que possui estágio inicial silencioso. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil, hoje já são mais de 1,3 milhões de pessoas atingidas no Brasil. A doença, ainda sem cura, acomete principalmente idosos a partir dos 65 anos. O Alzheimer é o tipo de demência mais comum que existe. Segundo dados da ABRAZ Sergipe são 350 pessoas com a doença no Estado e este número tende a aumentar principalmente em países em desenvolvimento onde a baixa escolaridade é grande.
O Alzheimer não é uma doença de um cérebro, não é doença de um indivíduo, mas de uma sociedade. Por motivo simples, nem todas as causas do Alzheimer são genéticas. Pelo contrário. Estima-se que 50% dos pacientes que tem a doença poderiam não ter se tivessem feito na vida algo diferente do que fizeram.
Parar de fumar, fazer atividade física regularmente o que significa três vezes na semana, diminuir ou cortar carboidratos como arroz, batata, bolachas, prevenir e combater doenças como a depressão, diabetes, pressão arterial elevada na meia idade e obesidade podem diminuir de 30% a 50% a chance de desenvolver a doença, afirma a Médica Nutróloga Paula Cavallaro da Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo a Médica, "Fumo, obesidade, hipertensão e diabetes contribuem para o aumento de lesões no cérebro que levam à perda de cognição´´.
No entanto, é possível retardar essa degeneração dos neurônios com a adoção de hábitos saudáveis, como dormir bem, praticar atividades físicas e ter cuidados especiais com a alimentação. Paula Cavallaro dá algumas dicas de como a dieta pode ajudar na prevenção do Alzheimer.
Descobriu que a casca do ROMÃ pode prevenir o surgimento do Alzheimer. Os cientistas identificaram uma enzima na fruta que tem atuação específica na prevenção da doença, além de possuir uma elevada quantidade de antioxidantes. O ômega 3 encontrado em alguns Peixes é o responsável pela proteção. Os pesquisadores descobriram que as células do cérebro responsáveis pela memória morriam mais rápido entre as pessoas que comiam pouco peixe, e 47% delas desenvolveram a doença de Alzheimer cinco anos após os exames. Por outro lado, apenas 3% das pessoas que comiam peixe de uma a quatro vezes por semana desenvolveram Alzheimer ou apresentaram comprometimento leve da memória. Outros alimentos como frutas roxas e vermelhas possuem um poderoso antioxidante contra a doença, uma dieta rica em oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, cúrcuma são alguns alimentos que previnem o Alzheimer.
Entre as refeições, os lanches podem ser feitos com oleaginosas. Duas vezes por semana é bom incluir aves e "berries", enquanto os peixes devem aparecer, no mínimo, uma vez por semana. Vale destacar que, de acordo com Paula Cavallaro, o mirtilo é uma das frutas mais potentes na função de proteger o cérebro contra problemas neurológicos.
Toda pessoa tem em si a possibilidade de prevenção e de pelo menos mudar o estilo de vida para um estilo mais saudável. Preste atenção e no cuidado da saúde e do corpo.