Dezembro Laranja traz alerta sobre o câncer de pele

Anualmente são estimados mais de 175 mil novos casos da doença que requer cuidados, inclusive, na rotina do dia a dia

Publiciado em 06/12/2017 as 08:27

Dos tumores malignos, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente são estimados mais de 175 mil novos casos. Apesar dos números, também é o que tem a mais baixa mortalidade, desde que detectado precocemente. E esse é o mote da campanha do Dezembro Laranja 2017 – promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - que este ano traz o slogan ‘Se exponha, mas não se queime’, alertando a importância da prevenção e do diagnóstico prévio da doença. “Apesar da genética e do fototipo de pele influenciar no surgimento de tumores, a incidência de câncer de pele não melanoma pode ser reduzida em 78% com o uso regular de fotoprotetores e nos melanomas a redução pode chegar a 50%, pela simples utilização contínua do protetor solar”, alerta Gabriela Diniz, dermatologista do Hapvida Saúde. 

O reforço na prevenção da doença também deve ser ressaltado nos cuidados do dia a dia, uma vez que a incidência dos raios solares durante a rotina de deslocamento de casa para o trabalho ou qualquer outra atividade diária, traz efeitos nocivos à pele. “Sofremos os efeitos da radiação ultravioleta nos deslocamentos ao ar livre e dirigindo, por exemplo. Os métodos de fotoproteção devem ser incorporados à nossa rotina, para evitar os efeitos cumulativos da exposição”, reforça a especialista.

Chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que protejam o corpo e a não exposição entre as 10h e às 16h são essenciais quando o assunto é prevenção ao câncer de pele. Lesões na pele, manchas irregulares e com várias cores, que apresentem crescimento rápido, sangramento ou mudança em seu aspecto inicial, devem ser avaliadas o quanto antes pelo médico dermatologista.