O perigo das moscas

Conheça os diversos tipos de doenças que esse inseto pode transmitir

Publiciado em 12/03/2018 as 20:08

As moscas estão entre os insetos mais sujos que conhecemos, talvez por isso, naturalmente, temos o hábito de espantar ao menor sinal de aproximação. Pesquisas recentes mostraram que de fato as moscas podem transmitir muitas doenças, em 2017 o periódico Scientific Reports publicou que as moscas podem contribuir para a transmissão rápida de agentes patogênicos em situação de surto. O clínico geral Paulo Sampaio,do Hapvida Saúde, fala sobre os tipos de doenças transmissíveis pela mosca.

 

“As moscas podem levar os bacilos da febre tifóide (Salmonella typhosa) nas pernas, corpo, tromba ou expulsá-la pela regurgitação ou nas fezes. O inseto ainda pode transmitir diarréia, conjuntivites, lepra, tuberculose, tifo, gonorréia, erisipelas, cólera, meningite cérebro-espinal, peste bubônica, entre outras”, explica.

 

Segundo o clinico, os patógenos são “coletados” pelas moscas no lixo ou outras fontes de sujeira e logo as transferem de seu aparato bucal e outras partes do seu corpo, através de seu vômito ou fezes, para a comida de animais e humanos. Devido a esses riscos é fundamental manter a casa limpa e longe das moscas.

 

“Manter alimentos guardados em recipientes fechados, recolher restos de alimentos, fezes de animais e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados, limpar diariamente os locais de refeição e preparo de alimentos, não vazar lixo a céu aberto, telar janelas, portas e instalar cortinas de vento, desobstruir valas que retenham resíduos orgânicos e sirvam de atrativo para a proliferação de moscas”, orienta o clínico.