Você costuma a ter dor de dente? Descubra o que pode causar esse problema

Publiciado em 17/04/2018 as 09:21

Dor de dente é um dos maiores incômodos e que muitas vezes surge quando menos esperamos. A dentista do Hapvida, Roberta Leal, fala sobre o que pode ocasionar esse problema e como solucionar.

 

  1. O que pode causar dor de dente?

 

Sensibilidade , dente quebrado e cárie. 

 

  1. O que fazer quando a dor se manifestar?

 

Tomar um analgésico e procurar um dentista.

 

  1. Na impossibilidade de ir para a emergência, há medidas caseiras para amenizar a dor de dentes? Quais? Tem como citar pelo menos 4 ou 5?

 

Chupar cubos de gelo: o gelo ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação, aliviando a dor. Deve-se colocar o gelo sobre o dente dolorido ou junto à bochecha, mas protegido com um pano para não queimar, durante intervalos de 15 minutos, pelo menos 3 ou 4 vezes por dia;

 

Usar óleo de cravo-da-índia: o óleo de cravo-da-índia tem ação analgésica, anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a aliviar a dor e a inflamação, além de ajudar a prevenir uma infecção. Basta colocar 2 gotas do óleo diretamente no dente ou num pedaço de algodão sobre o dente. 

 

Fazer bochechos com chá de jambú: o chá de jambú tem ação anestésica e antisséptica, ajudando a diminuir a dor de dente e a limpar a região. Para fazer os bochechos, deve-se adicionar 5 g de folhas de ú em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por cerca de 10 minutos, coar e bochechar cerca de 3 vezes por dia;

 

​Dar preferência a alimentos frios, de consistência líquida ou pastosa e sem açúcar: uma sopa liquidificada e fria, uma gelatina sem açúcar, uma vitamina de frutas ou um iogurte natural são algumas opções. Os alimentos frios e líquidos, por não envolver a mastigação ou altas temperaturas, ajudam a aliviar a dor ou a não piorá-las.