Como superar o estresse?

Especialista explica como lidar com essa situação no dia a dia

Publiciado em 25/04/2018 as 08:59

Se você anda impaciente, com dores de cabeça frequentes, queda de cabelo, irritabilidade e sente como se estivesse sempre cansado você pode estar com estresse. O psicólogo do Hapvida André Assunção, explica como lidar com o problema.

O estresse é um fator natural do corpo e da personalidade humana. Todos somos, porém, alguns mais que o "normal". Suas causas estão diretamente ligadas à vida pessoal, ambiente de trabalho, convívio familiar, relacionamentos interpessoais e amorosos.”, relata.

Uma das maiores causas está a relação interpessoal, já que nessas relações as diferenças podem trazer fatores que causam estresse, a rotina desgastante de trabalho que muitas vezes está relacionada a remuneração salarial e o reconhecimento profissional.

O estresse relacionado ao ambiente de trabalho pode ser muito prejudicial, afetando o desenvolvimento do sujeito na sua produção. “Afeta quando existe um desgaste emocional e psicológico da pessoa em relação à sua rotina de trabalho. Ou seja, o profissional tende a se sentir mais cansado, irritado, com dificuldades para dormir, se relacionar sexualmente, afetivamente, entre outras complicações. Pode vir acompanhado de desmotivação, baixa produção e falta de concentração”, ressalta o especialista.

Segundo uma recente pesquisa promovida pela ANS, algumas profissões como como jornalistas, empresários, médicos, operadores da bolsa e advogados, estão entre as mais estressantes do mundo e que, em alguns casos, o estresse destas profissões chega a afastar estes profissionais de seus trabalhos, quando o estresse chega nesse nível de problema é necessário buscar ajuda.

Uma maneira de tratar e trabalhar o estresse seria a busca por autoconhecimento (psicoterapia), atividade física, manter a calma e a proximidade com pessoas que nos fazem bem e alimentação balanceada. Porém, deve-se buscar falar de tudo o que lhe causa angústia e sofrimento para que o sujeito tenha condições de não acumular os sentimentos em si mesmo. Dependendo do grau desse estresse, a pessoa pode procurar por ajuda psiquiátrica e iniciar medicação, caso seja necessário.”, orienta.

André Assunção destaca a importância de buscar caminhos para reverter o estresse coo atividades que busquem equilíbrio entre a mente e o corpo. “A escolha por uma alimentação saudável e técnicas de relaxamento podem ajudar bastante. A busca por profissionais especializados e o autoconhecimento são ferramentas essenciais”, indica.