Caism retoma Cirurgias de Alta Frequência

Publiciado em 04/08/2018 as 05:16

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caims) retoma na próxima terça-feira, 7, as Cirurgias de Alta Frequência (CAF), interrompidas há cerca de três meses devido a quebra do colposcópio. O procedimento é realizado naquele centro de terça-feira a sexta-feira, mas excepcionalmente, nesta sexta-feira, 3, a unidade está realizando uma triagem das pacientes que estão em situação de urgência para que possam ser atendidas prioritariamente.



Além da Cirurgia de Alta Frequência, o aparelho realiza a Colposcopia, um procedimento utilizado para a detecção do câncer do colo do útero. Com a ajuda do colposcópio, o médico pode identificar áreas anormais que necessitam ser biopsiadas, caso sejam identificadas lesões pré-cancerígenas ou cancerígenas, segundo informa o coordenador estadual de Serviços Especializados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Aderbal Brito.

Ele explica que o Caism dispõe de dois colposcópios, que quebraram em seguida, um após o outro, exatamente no momento em que a SES realizava processo licitatório para renovação do contrato de manutenção, há cerca de três meses. “Nós conversamos com a diretoria responsável pela licitação e pedimos pressa na tramitação do processo para que o assunto fosse resolvido no menor espaço de tempo possível. Fomos atendidos, uma nova empresa ganhou o contrato e agora estamos retomando o serviço”, disse o coordenador.

Salientou que outro fator que contribuiu para que o conserto demorasse um pouco foi o fato de que houve necessidade de substituição de peças e estas não têm no mercado sergipano, tendo sido adquiridas em São Paulo. Aderbal Brito informou que a retomada dos procedimentos começa na terça-feira com um dos colposcópios, porque o segundo ainda estará sendo instalado. “Mas, na próxima semana já teremos os dois em pleno funcionamento”, estimou.

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher realiza de terça-feira à sexta-feira, de 35 a 40 procedimentos por aparelho.

Colposcopia



A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista para avaliar a vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada. Nele, é utilizado o colposcópio, uma espécie de binóculo que ilumina e amplia a visão da região. Porém, o uso de algumas soluções durante o procedimento também pode se fazer necessário, a fim de uma melhor observação.

CAF

A Cirurgia de Alta Freqüência (CAF) é um procedimento cirúrgico no qual uma área doente pode ser retirada com mínimo de dano ao órgão. É um procedimento que vêm sendo empregado em todo o mundo pelas vantagens de baixo custo e a possibilidade de realização à nível de ambulatório.