Câncer de mama: Projeto de Maria do Carmo garante ações que detectam a doença

Publiciado em 01/10/2018 as 21:53

Autora do Projeto de Lei do Senado 158/2009 que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a incluir, entre as ações destinadas à detecção precoce de câncer de mama, as pesquisas de biomarcadores para mulheres que compõem grupo de risco, por idade e histórico familiar, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) falou hoje da sua preocupação com o grande número de casos de câncer registrados no país, diariamente.
“No Brasil, são 156 mulheres acometidas diariamente por essa doença. Esses exames detectam mutações genéticas antes que os tumores sejam perceptíveis clinicamente”, explicou Maria, ao destacar a importância do Outubro Rosa para a conscientização de toda a sociedade sobre a necessidade do autoexame e de observar possíveis situações suspeitas.
Para a senadora sergipana, é preciso assegurar que a população acompanhe os avanços da medicina e tenha acesso a soluções modernas e rápidas na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer, que é a doença que mais mata no Brasil e no mundo. “Se for possível evitar que alguém chegue a desenvolver um câncer de mama, deveremos promover todos os esforços para isso”, defendeu Maria do Carmo.
De acordo com ela, esse é um mês propicio para reforçar as discussões e o engajamento de homens e mulheres nessa luta. “Muitas brasileiras não sabem que esses exames são oferecidos gratuitamente e que são importantes, não só para prevenir o câncer de mama, mas, principalmente, para aumentar as possibilidades de cura e de sobrevida entre aquelas que já desenvolveram a doença”, disse, ao ressaltar que a informação e um relevante instrumento de conscientização.
A senadora democrata destacou que no Brasil, o câncer de mama mata mais do que em outros lugares. “Estamos acima da média mundial de óbitos, porque aqui os casos são detectados tardiamente. É preciso que haja esforços para a prevenção e para o diagnóstico precoce, para que possamos alterar essas estatísticas, evitar mortes e minorar sofrimentos”.