Especialista explica como se prevenir das estrias

Publiciado em 11/10/2018 as 18:21

As estrias estão entre os problemas que mais incomodam as mulheres esteticamente, são marcas que surgem em diversas partes do corpo e com origens diversas. Diante de várias dúvidas em torno da questão, a dermatologista do Hapvida, Eline Weba, fala como prevenir e tratar as estrias.

1)      QUAL A ORIGEM DAS ESTRIAS?

 

As estrias são alterações cutâneas muito frequentes, em especial, na gestação. Cerca de 70% das mulheres podem ter estrias ao longo da gestação. O que provoca é o estiramento da pele. Se a gestante está com IMC abaixo de 27%, que é ideal, e não ganha tanto peso ao longo da gestação, então menos estira a pele. Mas se a mulher engorda antes mesmo de engravidar, a probabilidade de estirar a pele é ainda maior.

 

2)      E A ESTRIAS SEM GESTAÇÃO?

 

São diferentes. Quando se é jovem, a estria é fininha e clara. Mas a gestação pode levar a um estiramento rápido e agressivo, por isso aparecem estrias nos seios, no abdômen e em outras partes do corpo que aumentam de tamanho.

 

3)      COMO PREVENIR?

 

O ideal é a gestante prevenir o surgimento assim que souber que está grávida. Utilizando cremes hidratantes, já que a pele está sendo alterada por causa das mudanças hormonais fisiológicas normais, a pele precisa de uma hidratação maior por causa desse estiramento agressivo.

 

A mulher deve preferir utilizar produtos para tomar banho ou se higienizar menos agressivos, utilizando sabonetes neutros, mais suavizantes. Por mais que não se use o sabonete para o banho, só a chuveirada, no calor, já ajuda, pois as temperaturas elevadas ressecam a pele e os estiramentos são mais agressivos.

 

A agua do banho tem que ser, de preferência, fria.

 

E controlar o ganho de peso. O ideal é aumento de peso de até 15 kg na gestação, mas isso depende de cada caso.

 

4)      JOVENS TÊM MAIS ESTRIAS?

 

Quanto mais jovem é a mulher, maior a chance de haver uma distensão da pele, inclusive na gestação. Isso porque a pele jovem não tem distensibilidade tão grande, é mais dura, mais enrijecida. Por isso, quando as meninas se tornam adolescentes, acabam percebendo o surgimento de algumas estrias pelo corpo.

 

5)      E QUANDO A ESTRIA JÁ SE INSTALOU? O QUE FAZER?

 

Tem tratamento. Durante a gestação, até dá pra fazer alguns tratamentos em combate à estria, mas nada agressivo. Exemplo: um peeling de cristal, que é bem leve, ou peeling de ácido glicólico, que poderia ser usado em baixa concentração. Mas tudo na vida tem seu momento, e você deve esperar para se submeter a um tratamento.

 

Se a estria é muito vermelha, com sensação irritadiça, o tratamento pode ser com ácido retinóico, cremes, ácido glicólico e mais uma hidratação mais profunda. Pode-se, ainda, fazer peelings químicos não tão agressivos. Microdermoabrasão leve, peeling de cristal, lasers, microagulhamento (com microagulhas em um rolo, para induzir a produção de colágeno). Quanto mais cedo se procurar ajuda, melhores os resultados.

 

Para quem está amamentando, o ideal é começar com tratamentos com menos ácidos. Para estrias no abdômen, são indicados lasers, peeling de cristal e algum ativo à base de ácido glicólico que induz colágeno e pode ser associado à Vitamina C.

 

Não é bom fazer nenhum tratamento nos seios enquanto a mulher está amamentando. Em todos os casos, os resultados são bastante satisfatórios.