Prefeitura garante continuidade dos atendimentos emergenciais em Aracaju

Publiciado em 06/01/2019 as 23:05

Após a reunião do corpo diretivo da Saúde de Aracaju, ocorrida na noite do último sábado, 05, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) seguiu a decisão de manter as atividades na Rede de Urgência e Emergência (Reue), fazendo as devidas adequações para garantir que os casos mais graves recebessem atendimento. A medida busca minimizar os impactos causados para a população da Capital, em detrimento da interdição ética decretada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

A fim de otimizar os atendimentos na Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, a SMS remanejou os profissionais médicos do Fernando Franco (Zona Sul) para o Nestor Piva (Zona Norte).

“Fizemos um trabalho de reorganização dos atendimentos no sábado [05]. Estabilizamos e liberamos alguns pacientes que estavam internados no Zona Sul e transferimos aqueles que necessitavam permanecer internados para unidades de retaguarda. Com isso, o Fernando Franco zerou o quantitativo de pessoas internadas, e os esforços passaram ser concentrados na garantia da oferta dos serviços aos casos mais graves no Zona Norte. Ou seja, orientamos a população que caso haja necessidade de emergência, o paciente seja encaminhado ao Nestor Piva”, alertou a secretária da SMS, Waneska Barboza.

*Escalas*

Durante todo domingo, 06, as escalas permanecem compostas por profissionais médicos que são servidores do município.

“A paralisação das atividades foi realizada apenas pelos profissionais autônomos [chamados de RPA]. Os nossos servidores vinculados ao município via concurso público ou Processo Seletivo Simplificado [PSS] permanecem trabalhando normalmente, o que nos possibilita prosseguir com os atendimentos, mesmo que de forma restrita aos casos de emergência, onde o paciente apresenta um quadro mais grave”, reforçou a diretora de Vigilância a Atenção à Saúde, Taise Cavalcante.

Para que os serviços fossem continuados, a primeira escala do Hospital Municipal Nestor Piva foi composta por dois clínicos, um ortopedista e dois cirurgiões. Até o momento, as equipes em atividade fazem o acompanhando de 17 usuários que estão internados na unidade.