Saiba como evitar o câncer de próstata

Publiciado em 18/01/2019 as 15:17

O Urologista do Hapvida, Dr. Tiago Bissonho, explica como tratar o câncer de próstata, uma das doenças que mais acometem os homens, sendo o segundo maior câncer entre os homens no mundo, perdendo para o câncer de pele. Em cerca de 75% dos casos, acontece a partir dos 65 anos.

 

O que é câncer de próstata?

 

O câncer de próstata é uma doença maligna que normalmente acomete homens idosos. Se trata de um tumor, localizado na próstata e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

 

 

  • Quais são as causas?

 

Existem fatores que podem favorecer o seu aparecimento, porém pacientes da raça negra e história familiar na família tem maior importância no aparecimento.

 

  • Quais são os sintomas?

 

Normalmente é uma doença silenciosa. Por isso a importância na prevenção para homens a parir dos 50 anos ou 45 com casos na família. Quando aprecem sintomas podem predizer uma doença já avançada.

 

  • Quais são as formas de tratamento?

 

O tratamento deve ser individualizado. Após avaliação criteriosa o paciente pode ser submetido a procedimento cirúrgico via aberta, via laparoscópica ou via robótica. Ainda há possibilidade de realizar radioterapia, bloqueio hormonal ou quimioterapia.

 

  • Como o homem pode se prevenir?

 

A prevenção ainda é a melhor forma de diagnóstico precoce e maior possibilidade de alcançar a cura da doença. De uma forma geral, homens com 50 anos ou 45 com parentes de primeiro grau devem procurar um urologista para uma avaliação.

 

.Como trabalhar o preconceito masculino em relação a prevenção?

 

O homem também adoece, e necessita de cuidado. O apoio e incentivo familiar em buscar a prevenção tem um papel imponente em superar o preconceito.

 

.É possível manter relações sexuais durante o tratamento do câncer de próstata?

 

Existem alguns tipos de tratamento para a doença e cada um individualizado para cada paciente. Nesse momento o homem deve buscar vencer a doença, pois podem demandar energia para uma melhor recuperação.

 

.O tratamento prejudica a fertilidade?

 

Sim. Por acometer, mais comumente homens mais velhos, a grande maioria já possui família constituída. Com isso o impacto emocional sobre a perda da fertilidade pode ser superado facilmente. 

 

.Atividades físicas podem evitar o câncer de próstata?

 

Alguns fatores podem ser considerados protetores como atividade física, baixo peso, baixo consumo de gordura. Mas não são fatores determinantes no aparecimento da doença. Porém é sempre  recomendado manter um estilo de vida saudável.

 

.Existem alimentos que podem prevenir ou aumentar o risco de câncer de próstata?

 

Não se tem evidência ciência comprovado que algum alimento possa prevenir o câncer de próstata. Bons hábitos de vida e realizar anualmente o rastreio ainda são os melhores alternativas para detecção preside da doença.