Hospital Regional de Socorro fecha quadrimestre com 360 cirurgias ortopédicas

Publiciado em 23/05/2019 as 18:21

A oferta das cirurgias ortopédicas de mão no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde, representaram um grande avanço para o governo do Estado. A assistência vem sendo dada desde julho de 2018, e possibilitou zerar a fila de espera logo no primeiro mês de efetivação do serviço. Em 2019, o empenho da gestão e toda a sua equipe continua dando bons resultados, através da grande resolutividade das demandas que chegam. Nos primeiros quatro meses deste ano, prestou assistência a 24.180 usuários do Sistema Único de Saúde e realizou 117 cirurgias eletivas e 360 ortopédicas de mão.

A maior demanda foi registrada na Clínica Médica, que no período atendeu a 19.622 pacientes da Região de Saúde de Socorro e da Grande Aracaju, segundo informações da superintendente da unidade, Iza Conceição Leó do Prado. A pediatria realizou, no primeiro quadrimestre de 2019, 4.128 atendimentos, segundo estatística do Regional de Socorro, que indica também 439 internamentos clínicos e 430 obstétricos. Os dados apontam ainda uma evolução no número de atendimentos, atestando o crescimento da resolutividade da unidade hospitalar. Tomando como exemplo a Clínica Médica, em janeiro foram 3.945 contra 3.218 em fevereiro, 5.767 em março e 6.692 em abril.

De acordo com a superintendente, o hospital vem se destacando na reorganização e ampliação dos serviços e fluxos, completando escalas médicas, ampliando atendimento, reorganizando a classificação de risco, humanizando as relações funcionais e melhorando a ambiência. “temos ainda como diferencial o único serviço de cirurgia de mão do Estado”, ressaltou.

Iza Prado relacionou avanços empreendidos este ano, como a qualificação da classificação de risco para garantir ao paciente crítico o atendimento prioritário e imediato; a implantação do Programa Saúde do Trabalhador, que está a cargo de uma psicóloga; melhoria das escalas de enfermeiros e auxiliares de enfermagem; funcionamento 24 horas do Núcleo de Regulação Interna (antes operava apenas pelo dia); e a implantação do monitoramento eletrônico.

Da Ascom