Sergipe abre vacinação contra gripe para toda a população

Publiciado em 03/06/2019 as 16:58

Após 50 dias de campanha e chegar a uma cobertura de 86%, Sergipe abriu nesta segunda-feira, 3, a vacinação contra a gripe para toda pessoa interessada em se imunizar contra a doença. Até a sexta-feira passada, 31, a vacina era destinada exclusivamente para os grupos prioritários formados por idosos a partir dos 60anos, gestantes, puérperas, crianças com menos de seis anos, professores, trabalhadores da saúde e outros.

Sergipe segue orientação do Ministério da Saúde e, segundo a gerente do Programa Estadual de imunização, Sândala Teles, a vacinação vai prosseguir até enquanto durar o estoque. Salientou que nos 55 municípios que alcançaram a meta de 90% de cobertura vacinal, o saldo de doses é baixo. Nos demais, o estoque é maior.

Apesar de a vacinação ter sido aberta para toda a sociedade, Sândala Teles destaca a importância de as pessoas que estão nos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram, buscarem a imunizar contra a gripe. “Até esta manhã foram aplicadas 488 mil doses da vacina, o que equivale a uma cobertura de 86%, mas acredito que vamos avançar. Estamos trabalhando para que a gente atinja os 90%”, disse.

Estratificando o resultado da vacinação, Sândala informou que o grupo de criança chegou a 81%, enquanto o de idosos ficou em 92% e o de professor, os 100%. Gestantes chegaram a uma cobertura vacinal de 80%, enquanto o de puérpera ficou abaixo desse patamar. A capital Aracaju registrou apenas 75% de cobertura. “A gente alcançando os 90% vamos diminuir a circulação do vírus no Estado”, observou.

Da Ascom