Funcionários solidários colaboram com estoques de sangue do Hemose

Publiciado em 19/07/2019 as 12:56

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está resgatando o programa Santo de Casa Também Faz Milagre, que tem como finalidade o envolvimento dos funcionários públicos para colaborar com os serviços de doação de sangue, doador de plaquetas por Aférese e doador de medula óssea. Nesta quinta-feira (18), a iniciativa partiu dos profissionais Amanda Jéssica, Alan Eric Andrade Oliveira e Marcos José Costa Rezende. 

A diretora geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, comentou sobre a parceria dos profissionais da instituição. “O Hemose realiza diversas campanhas de doação de sangue com órgãos da inciativa pública e privada e, para mim, é uma satisfação saber que temos colaboradores comprometidossados com seu trabalho e, ainda, com essa causa que é humanitária”, salientou. 

Na sala de coleta os colaboradores destacaram a importância do serviço para salvar vidas. “Tem mais ou menos quatro anos que fiz a minha primeira doação de sangue. Pelo menos a cada três meses faço questão de prestar essa ajuda ao próximo”, disse o coordenador Financeiro  da FSPH, Alan Eric. “Comecei a doação em 2018 depois de vê nos noticiários a necessidade de pacientes que precisam de sangue”, completou Marcos.

A gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, elogiou a atitude altruísta dos servidores que se disponibilizam em cooperar, especialmente nos períodos de maior necessidade, onde há baixa nas doações ou, ainda, para ampliação das doações de plaquetas por Aférese. “A instituição de forma geral tem muitas mulheres e homens dispostos em colaborar com a causa. Esse comprometimento de todos os voluntários é essencial para manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, positivo e negativo para o atendimento de toda hemorrede”, informou a assistente social. 

Ela explicou ainda que para manter o estoque com um nível de segurança regular e conseguir atender à demanda hospitalar, é necessário um mínimo de 100 doações por dia. “O sangue coletado aqui no Hemocentro atende a diversas situações, como pacientes em tratamento de leucemias, câncer, renais crônicos, anemias crônicas e as pessoas vitimas de acidentes que dão entrada nos hospitais através dos serviços de emergências, que precisam ser submetidos a procedimentos cirúrgicos”, pontuou Dantas.

Atendimento 

Para ser um doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. No dia da doação o voluntário deve apresentar um documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Da ASN