Consumo de grãos e fibras contribui para uma alimentação saudável

Frutas e alimentos integrais favorecem a digestão e dão maior sensação de saciedade

Publiciado em 30/09/2019 as 12:12

Com a proximidade do Verão, a preocupação com a forma física é ainda maior. As academias são mais procuradas e as dietas, então, nem se fala! Em busca de resultados milagrosos, as mulheres, principalmente, recorrem às famosas dietas malucas, sem se importarem, muitas vezes, com os riscos dessas medidas para o corpo. De acordo com a nutricionista Sílvia Mara, do Hapvida Saúde, a recomendação é cuidar sempre da alimentação, e não deixar as mudanças para apenas uma estação do ano.

 

Por isso, além de orientar o consumo de frutas e verduras, a especialista ressalta a importância da ingestão de grãos e fibras para uma alimentação saudável. “Através do consumo de alimentos com fibras e cereais, é possível sim ter uma dieta balanceada”, explica a nutricionista.

 

Os alimentos integrais, a exemplo dos pães, arroz e macarrão, são uma boa alternativa para quem quer incluir o consumo de grãos e fibras na alimentação. A nutricionista Sílvia Mara também cita outros alimentos fibrosos, como a ameixa, maçã, laranja e brócolis. Já em relação aos grãos, o que não faltam são opções: grão de bico, linhaça, chia, castanha-do-Pará, cereais e muitos outros. “Esses alimentos, além de contribuírem para uma dieta saudável, são uma excelente alternativa para as pessoas que sofrem com a constipação intestinal”, revela.

 

E se você tem dificuldades de controlar a fome, tem mais um motivo para investir no consumo de grãos e fibras. “Como esses alimentos são ricos em fibras, a digestão é mais lenta e, por isso, eles dão uma maior sensação de saciedade, contribuindo para o controle do peso”, ressalta.

 

No entanto, a nutricionista faz uma ressalva. Quem consome alimentos ricos em fibras e grãos, deve se atentar ainda mais ao consumo de água. “O ideal é ingerir cerca de dois litros de água por dia, para favorecer a digestão dos alimentos”, recomenda a especialista. Além disso, a prática de atividades físicas regulares não deve ser deixada de lado, pois é uma grande aliada para o bom funcionamento do corpo.