Prefeitura fomenta turismo com calendário anual de eventos consolidado

Publiciado em 27/09/2019 as 19:58
Com o anúncio da retomada do Projeto Verão, feito durante transmissão ao vivo em rede social na semana passada, o prefeito Edvaldo Nogueira completa o importante calendário de eventos da Prefeitura de Aracaju, fundamental para o turismo da capital e para a consequente geração de emprego e renda no município. Isso porque já foram retomados, nessa gestão, o Réveillon, o Natal Iluminado e o Forró Caju.
 
Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, a consolidação de um calendário de eventos fomenta o turismo cultural, um nicho que vinha enfraquecendo em Aracaju. "O calendário de eventos é uma antiga reivindicação do trade para permitir que o segmento tenha tranquilidade e tempo hábil para se organizar e fazer seu planejamento", afirma Marlysson Magalhães.
 
"O prefeito Edvaldo Nogueira, sempre com a disposição de ouvir e estudar meios de melhorar o turismo em Aracaju, vem dialogando com o trade e tem divulgado com antecedência importantes eventos que acontecem na capital, como o Forró Caju, Natal Iluminado, Réveillon e agora a retomada do Projeto Verão", completa o secretário.
 
Marlysson acredita que esse planejamento dá mais segurança para todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo, além de ajudar, também, os turistas a se programarem com antecedência. Nesses quase três anos, a atual gestão realizou o Réveillon 2018 e o Réveillon 2019; o Forró Caju 2018 e Forró Caju 2019, além do Natal Iluminado também em 2017 e 2018.
 
Agora, em 2020, será a vez do Projeto Verão, um evento criado na primeira gestão de Edvaldo, que, com a retomada, cumpre mais um compromisso firmado pelo gestor com a população aracajuana. “O Projeto Verão volta no ano que vem. Eu não ia anunciar agora, mas como fui questionado, aproveito para confirmar que a festa vai acontecer. Não terá o mesmo tamanho de antes, mas será um Projeto Verão muito legal e com o mesmo nível de qualidade de todas as festas que realizamos”, destacou o prefeito.
 
Recurso garantido
 
Edvaldo enfatizou que os recursos para a realização do evento, inclusive, já estão assegurados. “O deputado federal Fábio Mitidieri vai colocar uma emenda para a festa. Já está tudo certo. A data exata ainda não foi definida, mas posso adiantar que entre janeiro e fevereiro, a festa acontece e será maravilhosa. Anotem aí”, frisou.
 
O Projeto tem tudo para se firmar como um período de atração de turistas, como o Forró Caju, atrativo de identidade cultural de grande porte, além das ações de recepção aos turistas. "No mês junino, nossas equipes vão ao aeroporto e ao terminal rodoviário para receber os turistas com trio pé de serra e casal de dançarinos”, acrescenta Marlysson.
 
Segundo ele, esse é um diferencial que encanta quem chega à capital. “Também temos a Marinete do Forró o ano todo, levando turistas em passeios pela cidade. Sem falar nas feiras e eventos que estamos participando fora do Estado, assim como capacitações para qualificação dos trabalhadores, além da segurança, limpeza e organização da cidade feita por nossa gestão”, ressalta.
 
Tudo isso, segundo o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, quando somado, cria um ciclo virtuoso entre os turistas que visitam Aracaju. “Eles voltam para suas cidades e contam para o vizinho ou para o colega de trabalho como foram bem tratados aqui e como o período junino é bacana. Isso tem efeito multiplicador nos anos seguintes, com mais turistas visitando a gente”, garante. 
 
Da AAN