Governo de Sergipe e Prefeitura de Campo do Brito discutem criação de rota turística da farinha

Publiciado em 21/07/2020 as 18:53

O secretário Sales Neto e o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza, reuniram-se, nesta segunda-feira (20), na Secretaria de Estado do Turismo, para tratar de estratégias para a criação de novos roteiros turísticos ecológico e de experiência. Entre as ações, foi discutida a "Rota da Farinha", localizada na Região Agreste do estado, e que envolverá os municípios de Campo do Brito, São Domingos e Macambira. O novo roteiro sergipano poderá proporcionar aos turistas uma experiência imersiva, unindo trilhas, cachoeiras, visitas guiadas às casas de farinha da região e degustação da culinária típica local.

O secretário Sales Neto falou com entusiasmo da criação do novo roteiro turístico. "O turista vai conhecer como é a preparação do alimento típico brasileiro - a farinha de mandioca. Além de ver, ele poderá ajudar a fazer a farinha, proporcionando uma experiência única. Para finalizar o passeio, a ideia é uma farta refeição a base de pirão", explicou. 

O gestor da pasta destacou ainda que o objetivo é unir o ecoturismo, a gastronomia, o turismo de base comunitária e de experiência. "Para isso, as equipes da Secretaria de Estado do Turismo e da Prefeitura de Campo do Brito já estão iniciando os preparativos. Em breve iremos para campo, desenhar o projeto dessa nova rota que será um grande sucesso para o turismo sergipano”, ressaltou.

Segundo o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza, a atividade econômica da região tem como característica forte a monocultura da mandioca, com aproximadamente 600 casas de farinha, por isso criação da Rota na região será tão importante. Segundo ele, tratam-se de agroindústrias baseadas na agricultura familiar.

"Além disso, temos inúmeras trilhas e cachoeiras, como a Serra da Miaba e a barragem de Campo do Brito. Somos fortes ainda no turismo esportivo, pois o nosso município é reconhecido pela Assembleia Legislativa de Sergipe como a capital sergipana de mountain bike, por dispormos das melhores trilhas do estado. Com esse potencial, estamos tentando criar esse roteiro para atrair o turista, unindo o ecoturismo, como o turismo de experiência", finalizou o prefeito, completando que, em agosto, receberá a visita técnica do secretário Sales Neto e das equipes da Setur. 

Participaram também da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gildo Antônio; o diretor de Turismo, Daniel Tavares e o presidente da Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca (COOFAMA), Luiz Carlos, além da equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo.

 

 

 

Da ASN