Secretário avalia potencialidades e desafios na gestão do turismo e cultura em Laranjeiras

Publiciado em 17/09/2021 as 07:40

“O turismo deve ser pensado, tratado e trabalhado como protagonista do desenvolvimento local, chega de vermos esta área sendo administrada de forma amadora. A hora agora é de fazermos diferente, explorarmos de fato os nossos atrativos turísticos com vistas a atrair investimentos e oferecer oportunidades, emprego e renda”.

Com esta frase, o jornalista e professor Plácido Lyra, atual secretário de cultura e turismo do município de Laranjeiras, cidade histórica e com potencial turístico enorme a ser explorado, define o desafio de incrementar o turismo local.

De forma bastante segura, convicta e coerente, ele não esconde de ninguém o seu entusiasmo de estar à frente da pasta da Cultura e do Turismo, mas sabe das dificuldades e entraves que certamente já enfrenta para fazer com que a coisa funcione.

“Somos apaixonados por Laranjeiras e agradeço a Deus e ao prefeito Juca por esta oportunidade de podermos fazer mais por nossa terra e o nosso povo através da secretaria que ora ocupamos. A rica cultura que possuímos alinhada ao potencial turístico que temos, é a combinação perfeita para implementarmos um trabalho voltado ao desenvolvimento destas duas áreas tão importantes e que tanto têm a ver com Laranjeiras. Porém, somos conhecedores do que enfrentamos e enfrentaremos nesta pasta da Cultura e do Turismo, mas com parcerias, ideias inovadoras, projetos e compromisso, temos certeza de que iremos fazer um bom trabalho”, disse.

Se reportando distintamente às duas áreas, o secretário ressalta que a cultura já está nos trilhos, agora é a hora de colocar o turismo neste mesmo patamar.

“O prefeito Juca nos confiou a chefia destas duas importantes pastas, e em se tratando de Laranjeiras, esta importância triplica, já que as duas são como pilares da coisa pública local. Assim sendo, começamos um trabalho com um foco maior para a cultura, aproveitando até mesmo a questão da pandemia, já que o turismo ficou meio que de lado neste período.

 

Cultura

Na cultura, aproveitamos os recursos tecnológicos – como a internet e as lives – para fazermos a coisa acontecer. E aconteceu a contento, graças a Deus. De forma remota, realizamos eventos como a abertura do Encontro Cultural, apoiamos o Simpósio, realizamos a Micareme e o São João, e mais recentemente e de forma presencial, a Semana do Folclore. Antes de tudo isso, porém, tratamos da organização da nossa equipe, da qual nos orgulhamos, já que todos da cultura e do turismo estão comprometidos com os seus afazeres. Também, nos preocupamos em aproximar ainda mais a secretaria dos mestres, atores e brincantes da cultura popular e demais artistas, não deixando que nenhum muro invisível nos afaste deles e de suas demandas”.

 

Turismo

“Ressalto: Agora é a hora de pensarmos o turismo de forma profissional, colocando-o como um dos protagonistas do desenvolvimento local, mostrando a importância dele como instrumento de transformação de Laranjeiras e seu povo. Temos um desafio e compromisso e tanto, sabemos, mas acreditamos no espírito público e empreendedor do prefeito Juca para que como chefe executivo nos ajude a fazer o possível para que Laranjeiras saia do ostracismo e entre, de fato e definitivamente, no roteiro turístico do estado e do nordeste. Mas, não pura e simplesmente como uma cidade histórica sem atrativo onde o turista vem, visita e vai embora sem deixar um real. Temos que mudar esta realidade. E de que forma haverá essa mudança? Apresentando um roteiro capaz de oferecer uma programação cultural, artística e turística que segure os nossos visitantes e assegure que eles frequentem nosso comércio, restaurantes e assistam aos nossos espetáculos culturais, e tudo isso consumindo arte, cultura e produtos locais comercializados por nossa gente, e claro, deixando recursos para nossa população. Este é o nosso desejo e o do prefeito Juca, fazer do turismo um grande aliado para o desenvolvimento Laranjeiras, e isso é possível, basta vontade política e coragem de investir neste segmento”, disse o secretário.    

 

Investimentos

O secretário sabe que tudo isso carece de investimentos, por menor que sejam a pequeno, médio e longo prazos. “Sei que nada disso irá para frente sem o mínimo de investimento por parte da prefeitura e seus parceiros como a equipe administrativa, parlamentares e governos, ou seja, aí é onde entram os técnicos das inúmeras secretarias apresentando projetos, buscando recursos junto a emendas parlamentares e governos estadual e federal (via Ministérios). Enquanto isso vamos fazendo alguns paliativos, revitalizando o centro histórico, as nossas praças e monumentos, bem como, preparando espaços públicos, a exemplo do Centro de Tradição, o Mini-shopping e a Casa dos Artesãos com vistas a servirem de espaços receptivos. A priori, o que precisamos é tão somente de uma estrutura básica e de uma programação que segure o turista em Laranjeiras por no mínimo cinco horas, o resto, deixe com a nossa equipe que o sucesso virá, gradativamente, mas virá. Eu creio!”, finalizou ele.

 

Da Assessoria