Importância do lazer e turismo na melhor idade são abordados em palestra

Publiciado em 18/04/2022 as 14:53

Independente da idade, viajar continua sendo um dos grandes prazeres da vida, e quando nos referimos ao público da melhor idade que já ultrapassou os 60 anos, além de proporcionar bem-estar, as viagens também ajudam a estimular a memória, aumentando a atividade cerebral colaborando para a criação de novas lembranças. Com esse propósito, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por intermédio da servidora Maria de Lourdes Alves, que é assistente social e desenvolve atividades no Clube da Melhor Idade Vivendo Melhor, realizou uma ação na última quarta-feira, 13, na sede da entidade, com a apresentação de uma palestra proferida pela Guia de Turismo, Relações Públicas e empresária da área de turismo, Kim Moura.

A importância do lazer e turismo na melhor idade foi tema da palestra, tendo em vista a qualidade de vida, incluindo esse público em passeios, viagens e atividades que exercitem o cérebro, bem como a comunicação e desenvolvimento social entre eles, que compreendem as dificuldades a partir dessa idade. “Ao abordar esse tema a nossa intenção é mostrar que pode sim, ser preenchida a vida dessas pessoas que já passaram pela adolescência, maturidade e agora estão vivendo a melhor fase da vida porque já adquiriram a autonomia financeira e não precisam mais trabalhar, então, a única coisa a se preocuparem é nutrir a esperança de dias melhores vivenciando da melhor maneira essa fase ao participarem de passeios e encontros que promovem a sociabilidade”, explicou Kim Moura.

Após a palestra foram distribuído kits promocionais da Setur compostos por sacola, viseira, caneta, caneca e folderes sobre o destino Sergipe. De acordo com Maria de Lourdes Alves, que inclusive, é coordenadora técnica do Clube da Melhor Idade Vivendo Melhor, a intenção da entidade é justamente dar sentido à vida das pessoas que já atingiram esse nível de maturidade, de independência financeira e de equilíbrio emocional por meio de atividades integrativas. “Embora a pessoa da melhor idade tenha que lidar com outros desafios, como a dificuldade de locomoção em que precise em alguns casos da companhia de cuidadoras, isso não faz com que deixem de participar destas ações, pois as cuidadoras podem e devem acompanha-las não só nos encontros  mas também em viagens, afinal, a inclusão traz benefícios e é isso que propagamos”, salientou.

 

 

 

Da ASN