Governo discute criação do Observatório do Turismo

Publiciado em 21/06/2022 as 17:09

Foi realizada nesta segunda-feira, 20, na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), uma reunião em que foi discutida a criação do Observatório do Turismo, plataforma que trará notícias atualizadas sobre o turismo de Sergipe, por meio de publicações e dados estatísticos.

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, enfatizou a importância de criação do Observatório do Turismo, destacando que consiste numa base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado. Ao final da reunião ele se comprometeu em colocar a equipe da Setur para sistematização das informações colhidas. 

“Acolhidas as sugestões e contribuição de cada um para a criação do Observatório do Turismo, podemos dizer que já demos o ponta pé para a criação dessa plataforma, afinal, a doação de todos é que fará a diferença. A participação de representantes de instituições públicas e privadas para disponibilizarem dados com pesquisas e indicadores é importante para propagação de informações sobre a evolução do turismo sergipano”, destacou.

Para o professor do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, Joab Almeida, o Observatório do Turismo ou qualquer ambiente que o valha no sentido de atender essa competência de coleta, análise de dados, informações sobre a produção do turismo aqui em Sergipe é uma necessidade que já se discute há muitos anos no turismo e é uma demanda permanente do desenvolvimento do turismo no Estado para o planejamento, posicionamento, e ações de marketing, tendo em vista o direcionamento para o desenvolvimento da atividade turística. 

“Nós da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento Turismo, estamos à disposição para contribuirmos na medida em que a gente tenha um responsável pela sistematização dos dados desse ambiente de Observatório. Somos otimistas de que o Estado mantenha essa competência no Observatório existente, que é o Observatório do Estado de Sergipe, que trata de outras atividades produtivas e pode nele incorporar para o turismo e os seus setores produtivos envolvidos. Nosso entendimento é que a gente possa colaborar com essa competência de análise de informações ou até de levantamento em algumas pesquisas para que o Observatório, trate essa informação e possa então distribuí-las por meio dos anuários estatísticos do turismo com os ambientes que demandam na gestão pública, dando atenção especial a dois campos de informações que a gente considera que sejam muito importantes para esse Observatório: as pesquisas de demanda turística e sobre a oferta do turismo em Sergipe, mas também estaremos à disposição para as discussões que vierem pela frente”, salientou o professor Joab Almeida.

Participaram desta reunião o professor do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, Joab Almeida; o coordenador de Projetos da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Rafael Corona; a gerente de Estatísticas, e a gerente de Pesquisa do Observatório de Sergipe, Érica Silva e Michelle Dória, respectivamente; os professores do Instituto Federal de Sergipe, Nilton Melo e Carlos Cunha; o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel; e a turismóloga da Setur, Andreza Melo.

 

 

 

Da ASN