Estrutura de barragem da Vale em Minas Gerais registra movimentação

Em nota a Vale informa estar 'avaliando possobilidades de eventuais impactos'

Publiciado em 15/05/2019 as 09:57

Um talude da cava da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, se movimentou na última segunda-feira (13), de acordo com a Mineradora Vale. Uma equipe da Defesa Civil foi notificada por funcionários da empresa que monitoram a estrutura no local.

O talude é a estrutura do terreno que foi escavada e forma uma espécie de inclinação da cava. O que preocupa, segundo o porta-voz da Defesa Civil de Minas Tenente Coronel Flávio Godinho é que, caso haja deslocamento da estrutura, ainda não se sabe a força, nem a quantidade de material que seria carreado para dentro da cava, que fica atrás da Barragem Sul Superior.

Tenente Coronel Godinho garantiu que não houve rompimento da barragem. E lembrou que todos os moradores da região de autossalvamento foram retiradas. Já os moradores das zonas secundárias tiveram treinamento de deslocamento para regiões seguras.

A informação chegou à Defesa Civil Estadual ontem. Nesta terça (14), uma reunião foi realizada entre Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e comunidade para tratar sobre o assunto.

Em nota, a Vale informou que "está avaliando as possibilidades de eventuais impactos sobre a barragem Sul Superior, distante aproximadamente 1,5km da área do talude. " Segundo a mineradora, a cava e a barragem são monitoradas 24 horas.