Prefeitura reúne esforços para ampliação de leitos para pacientes com covid-19 em Aracaju

Publiciado em 12/04/2021 as 08:57
Desde o início da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem empregado esforços para ampliar a oferta de leitos para pacientes acometidos pela doença.
 
A capital possui, no momento, 407 pessoas internadas por covid-19, nas redes pública e privada. No entanto, a taxa de ocupação de leitos de enfermarias municipais está acima dos 80%, o que reforça o empenho da Prefeitura em garantir a abertura de novas leitos, para evitar a desassistência da população. 
 
Atualmente, a rede municipal oferta 28 leitos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) João Alves Filho; 33 no Nestor Piva; 25 no Fernando Franco; 19 no Hospital São José; e 20 no Caps Jael Patrício, os quais estão sendo abertos gradativamente. 
 
“Os esforços são voltados para desafogar a rede. Temos dois hospitais municipais, o Fernando Franco e o Nestor Piva, que recebem pacientes por demanda espontânea, regulados pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]. Essas portas, hoje, estão com o seu atendimento comprometido. Umas das atuais medidas foi a disponibilização de leitos no Caps Jael, para dar um suporte de retaguarda à rede de urgência de Aracaju”, pontua a assessora da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Ana Régia Oliveira.
 
No Caps, a Prefeitura estruturou 20 leitos, os quais têm sido abertos paulatinamente, “à medida que recebemos os cilindros de oxigênio", ressalta Ana Régia. "Pretendemos estar com todos os 20 leitos em pleno funcionamento até o final desta semana. Hoje, temos nove pacientes internados, 11 leitos disponíveis e a regulação está em constante contato com os hospitais para entender melhor essa demanda e fazer a regulação desses pacientes”, completa a assessora. 
 
Santa Isabel
Como mais uma medida de empenho em garantir atendimento à população, a SMS, em reunião realizada com representantes do Hospital Santa Isabel, no último dia 30, verificou a possibilidade de ampliação dos leitos na unidade para pacientes infectados pelo coronavírus na capital.
 
A instituição filantrópica sinalizou que já tem disponibilidade para ofertar sete unidades de tratamento intensivo (UTI), além da possibilidade de conversão de leitos cirúrgicos para leitos de retaguarda covid.
 
Nesta configuração, além da oferta dos leitos de UTI, que serão regulados pelo Estado, foi debatida a possibilidade de ampliar o quantitativo de leitos para pacientes com covid, através da conversão de leitos cirúrgicos. Para isto, a equipe técnica da SMS vai estudar como poderá reorganizar esse fluxo para que a demanda dos procedimentos cirúrgicos não seja prejudicada em detrimento da ampliação dos leitos covid. 
 
 
Da AAN