Páscoa: conheça costumes ao redor do mundo

Publiciado em 01/04/2018 as 10:19


Comemorada este ano no domingo 1º de abril, a Páscoa, principal data do cristianismo, reúne aspectos culturais em todo o planeta. No Brasil, as expressões mais conhecidas da data, além da celebração da ressurreição de Jesus, são os coelhos e ovos de chocolate. Em outros países, as festividades no período pascal incluem fantasias de bruxas, caça a ovos, pipas coloridas, marsupiais, omelete gigante e representações teatrais. Conheça alguns desses costumes na seleção abaixo. 

Inglaterra e Estados Unidos
A tradição nestes países de língua inglesa é rolar ovos morro abaixo. Conhecida como Egg Rolling, a brincadeira começou na Europa pré-cristã com os povos saxões, e posteriormente, continuou na Inglaterra, onde crianças rolavam ovos de galinha decorados. Atualmente, nos Estados Unidos, a Casa Branca promove uma cerimônia anual de Egg Rolling.

Suécia e Finlândia
A Páscoa nos dois países lembra o feriado do Halloween, festa de dia das bruxas nos Estados Unidos. As crianças vestem fantasias e passam de porta em porta em busca de doces. Em troca, deixam um cartão decorado conhecido como "Carta de Páscoa".

Austrália
Em vez do tradicional coelho, quem distribui ovos de Páscoa é o Bilby, um marsupial nativo do país. A “troca” em terras australianas ocorreu porque os coelhos são considerados uma praga não controlada, graças a inserção da espécie por um caçador em 1860. O Bilby, por sua vez, corre o risco de extinção. Por isso, a preservação da espécie ganha uma mãozinha dessa "ação de marketing".

Alemanha
Na Alemanha, a festa é dedicada à deusa da primavera, Ostara. No país germânico, o costume é decorar árvores com ovos de galinha coloridos. Eles são esvaziados através de um furo e pintados com tinta e papel.

França
Na França, mais precisamente nas localidades de Bessières e Mazeres, os ovos são utilizados para preparar um grande omelete. O costume começou no ano de 1973 e, atualmente, cerca de 15 mil ovos são utilizados no preparo do prato gigante.

Índia
Os adeptos à religião hindu comemoram a data a realização do festival Holi para relembrar o surgimento do deus Krishna. A festa inclui música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são utilizados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que lançam uns nos outros deixando tudo ao redor colorido.

Polônia
Uma crença diz que os patriarcas das famílias não podem participar da preparação do famoso Pão de Páscoa, caso contrário, seu bigode pode ficar cinza e a receita desandar. As mulheres, além de ter que ir para a cozinha, recebem lançamentos de baldes cheios de água ou perfume. A celebração é chamada Smingus-Dyngus.

Espanha
Na Espanha, a Páscoa é essencialmente religiosa e toda a Semana Santa é considerada feriado. Durante o período pascal, inúmeras celebrações acontecem em todo o país. As pessoas se fantasiam de Jesus, de romanos ou de apóstolos e carregam pelas ruas uma cruz. Além disso, há procissões com fiéis usando capuzes e tochas. As procissões em algumas cidades são tão importantes quanto o carnaval para Olinda.

Bermudas
Neste pequeno território britânico ultramarino, a Páscoa é celebrada empinando pipas coloridas na sexta-feira da Paixão. Os artefatos simbolizam a ascensão de Cristo ao céu.

Guatemala
Na Guatemala, as ruas das cidades são cobertas por incenso e carpetes de flores coloridas, sobre os quais os fiéis caminham para chegar até a igreja. Além disso, há celebrações culturais com trajes coloridos e máscaras.