Corpo Musical da Polícia Militar recebe vinte instrumentos através do Proerd

Publiciado em 13/08/2019 as 09:44

O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Sergipe recebeu vinte instrumentos musicais adquiridos por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Segundo as informações, um total de R$ 181.394,66 foram investidos com os instrumentos. Foram  recebidos quatro clarinetes, um fliscorne, quatro saxofones, três trompetes, três trombones, três sousafones e dois contrabaixos elétricos.

De acordo com o chefe do Corpo Musical da Polícia Militar, maestro Carlos Júlio de Jesus, os instrumentos foram adquiridos por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O processo de demanda foi iniciado em 2013 e finalizado em 27 de junho deste ano. 

Sobre o Corpo Musical da PM

A Banda de Música da Polícia Militar foi criada no dia 13 de Março de 1844, completando 175 anos em 2019. Assim, o Corpo Musical da PM se torna a mais antiga Banda de Música do Estado de Sergipe, com diversos troféus, diplomas, placas e reportagens, que fazem parte do seu acervo.

A função da Banda era e continua sendo a de executar os toques para hasteamento e arreamento da Bandeira, entrada e saída do Comandante Geral, início e término de expediente, entre tantos outros. Os músicos participam de cerimônias militares, civis, formaturas, guarda de honra e Visitas Oficiais.

Hoje em dia, a banda é Comandada pelo Capitão QOMPM Carlos Júlio de Jesus (Maestro) e composta por 42 homens. Eles passam por uma inspeção e são observados se têm condições técnicas para compor a Banda de Música. Os ensaios são realizados diariamente no Quartel do Comando Geral, onde também está a Administração da Banda de Música.

Da Ascom/SSP