Projeto Salve realiza capacitação gratuita no Shopping Jardins

Publiciado em 22/08/2019 as 10:23

No próximo sábado (24) das 10 às 22 horas, voluntários do Projeto Salve estarão na Praça de Eventos 1 do Shopping Jardins compartilhando com o público, informações preciosas que podem ajudar a salvar vidas. A iniciativa é uma mobilização do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar e acontece em todo o Brasil com o objetivo de preparar a população para saber identificar uma parada cardíaca (PCR), realizar as manobras iniciais de reanimação cardiopulmonar (RCP) e utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA). O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição. Toda a população está convidada a participar.

Os organizadores do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar advertem que a parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível que pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos. Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver.

Dados apontam que cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. E é justamente para mudar essa realidade que é realizado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. Na edição de 2018 do movimento, 9.900 pessoas foram capacitadas em 41 cidades de 22 Estados brasileiros.

Salvando Vidas

Em Sergipe, a ação é coordenada pelo Projeto Salve que desenvolve, continuamente, orientação e capacitação em Suporte Básico de Vida, voltado ao público em geral, com o apoio de voluntários e acadêmicos de várias ligas. A iniciativa sem fins lucrativos tem como principal objetivo estimular e encorajar a população para o reconhecimento precoce da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e a realização, imediata, dos procedimentos iniciais da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

O Projeto Salve surgiu da aliança entre SAMU192 Sergipe, Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest/SE) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE). Por meio de seus voluntários, a iniciativa já capacitou aproximadamente 5 mil pessoas em Sergipe.

 

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

O quê? Mobilização nacional que busca ensinar a população a identificar uma parada cardíaca, realizar as manobras iniciais de reanimação cardiopulmonar e utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Quando? Sábado, 24 de agosto, das 10h às 22h.

Onde? Praça de Eventos 1 (em frente à Cacau Show) do Shopping Jardins – Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215, bairro Jardins, Aracaju | SE.

Quanto? Acesso gratuito.

Mais informações? diadareanimacao.com | @projeto_salve 

 

Da Ascom