Governo de SE e Banese apoiam presença de Ulisses Freitas no mundial de paraciclismo
Atleta do Time Sergipe, paraciclista sergipano foi um dos 19 convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo para representar o Brasil.
Após competir nos Jogos Paralímpicos 2024 em Paris, o paraciclista Ulisses Freitas viajou para Zurique, na Suíça, onde disputa o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada 2024, o segundo evento mais importante da categoria, que será realizado até 29 de setembro. O paratleta contou com o apoio do Governo do Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), e do Banese para representar Sergipe e o Brasil nas duas competições.
O lagartense Ulisses Freitas é um dos 19 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo para representar o Brasil na competição. Ele foi selecionado graças aos resultados que apresentou em diversas competições nacionais e internacionais ao longo de 2024, e atendeu aos critérios técnicos definidos pela comissão responsável pela Seleção Brasileira.
A estreia de Ulisses no Mundial aconteceu na terça-feira, 24, na prova de Contrarrelógio categoria H1-5, quando ele percorreu 18,8 quilômetros e ficou com o 9º lugar. O paratleta do Time Sergipe voltará a competir no domingo, 29, na prova de Resistência.
A edição 2024 é especial, já que é a primeira na história desse esporte que a União Ciclística Internacional realiza, em único evento, o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio, e o Campeonato Mundial de Paraciclismo. Estão em disputa 64 títulos mundiais, sendo 11 de ciclismo e 53 de paraciclismo. Os vencedores ganharão o tradicional maillot arco-íris, que é uma camisola ou t-shirt distintivo, usado pelo vencedor do Campeonato desde a coroação até a próxima edição do Mundial.
O presidente do Banese, Marco Queiroz, explica que apoiar Ulisses a competir nas duas competições internacionais de mais alto nível no esporte faz parte das ações que o banco dos sergipanos tem realizado para elevar o esporte estadual a níveis ainda mais altos, como também de estar cada vez mais próximo dos sergipanos.
“É gratificante para nós estarmos ao lado dos nossos atletas, incentivando-os a conquistar lugares cada vez mais altos. Todas as vezes que um atleta do estado se destaca, como o Ulisses Freitas, a conquista não é apenas dele, mas de milhares de outros sergipanos que serão positivamente impactados pelo exemplo que ele dá, pois os jovens entenderão que através do esporte é possível vencer obstáculos e ter uma nova vida”, salientou Marco Queiroz.
Paralimpíadas da França 2024
Com 12 anos de ciclismo, Ulisses Freitas foi o primeiro sergipano paratleta a participar dos Jogos Parapan-Americanos em 2023, em Santiago/Chile, e o primeiro nos Jogos Paralímpicos, onde disputou três competições e terminou as disputas em 4° lugar na prova de Revezamento por equipes, 7° na de Resistência, e 11° na prova de Contrarrelógio.
“Ter participado dos Jogos Paralímpicos representando o Brasil, foi algo surreal. Ficar na Vila Olímpica, estar naquele ambiente junto com os melhores do mundo, todos em busca do mesmo objetivo, que era o de estar no lugar mais alto do pódio, a emoção que senti e o carinho que recebi são coisas que marcaram minha vida”, declarou Ulisses Freitas.
O sergipano acumula diversas vitórias no currículo, conquistadas ao longo da carreira: tetracampeão brasileiro de paraciclismo, tetracampeão da Copa do Brasil, campeão sergipano, e em 2024, até o momento, já obteve seis medalhas de ouro em competições nacionais.
Ascom Grupo Banese
Banese Card inaugura mais uma loja em Aracaju para atender os clientes
Espaço já está em funcionamento no CEAC da Rodoviária Nova. Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.