Professor de universidade sergipana é convidado para palestrar em quatro congressos no exterior

As relações entre entre atividade física, saúde e envelhecimento serão abordadas nas participações de Estélio Dantas durante eventos em Portugal, Espanha, Colômbia e Chile

Publiciado em 11/11/2024 as 10:00
Unit/ Divulgação

Em um espaço de dois meses, um professor da Universidade Tiradentes (Unit) foi convidado como palestrante em quatro congressos internacionais nas áreas de saúde, esporte e motricidade humana. Estélio Henrique Martin Dantas, que leciona no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e nos cursos de Medicina e Educação Física, estará até dezembro como conferencista convidado em três países: Chile, Portugal e Espanha, nos quais vai apresentar pesquisas já realizadas ou que ainda estão em andamento no PSA/Unit, bem como em trabalhos de iniciação científica e projetos de extensão desenvolvidos pelo Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh).


As palestras abordam as relações existentes entre atividade física, saúde e envelhecimento, compartilhando a ideia central da promoção da saúde e do bem-estar por meio da atividade física. “A interconexão desses tópicos evidencia a relevância contínua do exercício físico na melhoria da qualidade de vida ao longo dos anos e destaca a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para enfrentar os desafios relacionados à saúde em diferentes etapas da vida”, explica Estélio.


O périplo do professor da Unit começou entre os dias 9 e 11 de outubro, quando participou do 10º Congresso Internacional de Graduados, Estudantes e Trabalhadores de Educação Física, Recreação e Esportes, em Neiva, na Colômbia. Na ocasião, o tema tratado foi a importância da orientação vocacional no contexto esportivo, com o objetivo de ajudar as pessoas a identificarem seus talentos e a se engajarem em atividades físicas de forma significativa.


Outros dois eventos acontecerão ainda neste mês. Entre os dias 14 e 15, Estélio participa do 5º Congresso Internacional Healthy-Age, em Múrcia (Espanha), onde irá demonstrar como a atividade física pode atuar como uma intervenção genética importante no processo de envelhecimento. Já no dia 28, ele vai encerrar o 1º Congresso Internacional de Pesquisa em Atividade Física e Esportes, em Playa Ancha (Chile), com uma discussão sobre os benefícios do exercício físico para a saúde geral, incluindo aspectos físicos e mentais, e sua relevância em várias faixas etárias. O último evento será o 17º Congresso Internacional de Motricidade Humana, entre 11 e 13 de dezembro, na cidade de Vila Viçosa (Portugal), onde o professor da Unit vai focar na prevenção de quedas em idosos e na importância dos cuidados com a mobilidade e segurança para essa população.


As pesquisas divulgadas por Estélio ao longo das palestras estão sendo realizadas no âmbito do PSA/Unit e do Labimh, com a participação de alunos dos cursos de Medicina e Educação Física. “Isso enriquece ainda mais a experiência e os resultados das investigações. Essa abordagem não apenas destaca a relevância das pesquisas locais, mas também promove a integração entre as diversas áreas do conhecimento, refletindo nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade”, destaca.


Experiência internacional


Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Aracaju há 11 anos, Estélio Dantas é livre-docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e tem pós-doutorados pelas universidades Gama Filho (UGF/RJ), de Valência (Espanha) e Católica San Antonio de Murcia (Espanha). Também é presidente de honra da International Human Motricity Network e professor convidado da Universidad Católica del Maule (Chile) e da Universitá Degli Sudi di Roma/Sapienza (Itália), além de colaborador de instituições como a CBF Academy (da Confederação Brasileira de Futebol) e os comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro.


A cada ano, o pesquisador é convidado para ministrar cerca de 10 conferências internacionais, tanto presenciais quanto online. Ele atribui essa constância à rede de contatos que construiu ao longo dos seus anos de carreira, com pessoas e entidades que tiveram acesso aos 40 livros e mais de 650 artigos científicos e que escreveu, bem como a outras palestras que ministrou.


“O intercâmbio de ideias e experiências em congressos é essencial para o desenvolvimento profissional e acadêmico, e é gratificante ver que o meu trabalho tem gerado interesse e reconhecimento entre os pares e instituições do setor. Ao promover a internacionalização, não apenas fortalecemos a qualidade do nosso curso, mas também aumentamos a visibilidade da Unit no cenário acadêmico internacional, o que é fundamental para atrair novos estudantes, parcerias e recursos, consolidando nossa posição como uma instituição de excelência em educação e pesquisa”, considera Estélio.


Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit