Ações de inovação e internacionalização consolidam atributos da Unit em 2024
Universidade sergipana se fortaleceu principalmente em áreas e atributos como pesquisa científica, serviço à população e contribuições para o desenvolvimento do estado
O ano de 2024 foi marcado por uma trajetória de crescimento e consolidação da Universidade Tiradentes (Unit) em suas posições de liderança, qualidade e prestígio junto ao público sergipano, ao mercado e ao cenário acadêmico local e nacional. A instituição criada há 62 anos se fortaleceu principalmente em áreas e atributos como pesquisa científica, serviço à população e contribuições para o desenvolvimento do estado. Um fortalecimento que vem de uma visão estratégica aplicada aos projetos e iniciativas da Unit, que buscaram os objetivos de promover e firmar ainda mais seus atributos e diferenciais.
Este crescimento pode ser constatado em resultados como o que foi alcançado na edição 2024 do Ranking Universitário Folha (RUF), publicado pelo jornal Folha de São Paulo. De um total de 91 universidades particulares, a Unit foi a 13ª melhor do Brasil, sendo a segunda entre as da Região Nordeste. Já no ranking geral, com todas as 203 instituições avaliadas, a Unit ficou em 70º lugar, destacando-se com seis cursos no âmbito nacional.
Um dos diferenciais que mais se sobressaíram nas atividades da Unit em 2024 foi o da internacionalização, um dos critérios levados em conta pelo próprio RUF da Folha: ele colocou a Unit em 25ª posição no ranking nacional desta área, alcançado a nota 3,28 em uma escala de 0 a 4. Entre as principais iniciativas, está o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), que enviou, em dois semestres de 2024, aproximadamente 40 estudantes para, em regime de mobilidade acadêmica, cursar um semestre acadêmico em instituições de ensino superior em vários países.
Por outro lado, a Unit recebeu cerca de 20 estudantes em mobilidade acadêmica, sendo alguns por força dos convênios de parceria. Estes alunos, de países como Peru, México e Colômbia, passaram um semestre acadêmico no Campus Farolândia, em Aracaju, cursando disciplinas equivalentes de seus cursos de origem. Eles também foram acompanhados e orientados por todo esse tempo por alunos veteranos da Unit, dentro do chamado “Programa Buddy”, criado para integrar e acolher os intercambistas.
A internacionalização se fortaleceu também com a participação de professores e de universidades estrangeiras em eventos e congressos realizados pelos cursos da Unit. Um deles foi a primeira edição da Escola Internacional de Verão, feita no final de novembro pelo PPED em parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha; e com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A iniciativa tem o objetivo de, periodicamente, receber professores das duas universidades na Unit para eventos e atividades acadêmicas, acontecendo o mesmo com o envio de docentes da Unit nas duas instituições.
Um sistema integrado
Entre as outras iniciativas da Unit que mais se destacaram entre ao longo do ano, está a criação do Ecossistema Tiradentes, que congrega as estruturas, serviços e profissionais da Unit com os do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e do Tiradentes Innovation Center. Ele foi criado para qualificar e potencializar as atividades da cadeia produtiva de gás e energia em Sergipe, que vive hoje um momento de retomada e ampliação de investimentos; além de incentivar a criação de empresas e startups a partir de pesquisas e projetos de ciência, tecnologia e inovação. Uma das consequências foi a realização de cursos voltados para a formação de servidores do Estado que vão atuar no setor de óleo e gás, ministrado pela Unit em parceria com o governo estadual até maio de 2025.
Na área de Saúde, o principal destaque foi a construção do Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa, em uma área de cerca de 6 mil metros quadrados junto ao estacionamento do Campus Farolândia da Unit, em Aracaju. Desde setembro, ele reúne e congrega toda a estrutura das clínicas e ambulatórios dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia, com capacidade para fazer uma média de 160 atendimentos ao público por hora (somando 2.240 por dia), sendo eles gratuitos (pelo SUS) ou mediante a cobrança de uma tarifa social. Já em Estância, a Unit participou da construção do Centro de Especialidades em Saúde Dr. Walter Marcelo Oliveira de Carvalho, administrado pela Prefeitura local, a partir de uma parceria público-privada.
Na área de tecnologia, a Unit se destacou pela parceria mantida com o Porto Digital, do Recife (PE). Ela permitiu a implementação de um Programa de Residência para alunos dos cursos de Tecnologia da Informação, que são acompanhados e treinados para desenvolver projetos e soluções para problemas e demandas reais apresentadas por empresas e instituições parceiras. Em duas edições do Demoday Residência, mais de 30 projetos foram apresentados a pedido de 15 parceiros, fazendo com que muitos de seus participantes fossem contratados como estagiários ou mesmo funcionários em empresas do setor.
Na área de pós-graduação, destacam-se os cursos de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Saúde e Ambiente e de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, que começaram a ser ministrados desde agosto em Pernambuco, a partir de uma parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). Nesta modalidade, professores dos programas de Educação (PPED) e em Saúde e Ambiente (PSA) da Unit irão ministrar as aulas presencialmente no Recife, enquanto os mestrandos e doutorandos virão a Aracaju para as atividades de pesquisa, as avaliações e a defesa das dissertações e teses.
2024 foi marcado também pelos eventos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), com a participação de pesquisadores e especialistas da área de várias instituições do Brasil e do exterior, incluindo o IV Encontro de Produção Científica do Nordeste (Enprodic) e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (Forpred). Outro evento importante foi o Congresso de Inovação e Tecnologia em Medicina, que reuniu 90 palestrantes e cerca de 800 alunos para debater temas como o uso da robótica, a inteligência artificial e outros avanços tecnológicos na prática da Medicina. Seu principal convidado o médico e cirurgião Siva Vithiananthan, professor da Harvard Medical School e chefe do Departamento de Cirurgia do Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (EUA).
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país
Previsões indicam chuvas abaixo da média em grande parte dos estados