Parceria prevê atuação de cerca de 9 mil universitários em órgãos municipais
Por meio do “Projeto Abrace a Farolândia”, Unit e Prefeitura de Aracaju aplicarão prática do conhecimento acadêmico buscando melhorias em equipamentos públicos do bairro.

A Universidade Tiradentes (Unit) e a Prefeitura de Aracaju assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, Didática e Científica, na última quinta-feira, 11, marcando o início de um amplo projeto de integração entre o poder público e a instituição acadêmica, sem gerar nenhum custo para o município. Esta parceria público-privada prevê a prática do conhecimento acadêmico de alunos e professores, dos mais variados cursos da Unit, em equipamentos públicos do bairro Farolândia, para o primeiro aditivo formalizado que é o “Projeto Abrace a Farolândia”.
O acordo tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços e conhecimentos produzidos pela universidade, fazendo uso dos equipamentos públicos como espaços de prática, formação e atendimento. Dessa forma, os alunos poderão propor ações diretamente nas políticas públicas fazendo com que tenham maior duração e impacto na comunidade.
O vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa Júnior, ressaltou a importância da proximidade com a comunidade e frisou que a iniciativa tende a produzir resultados visíveis para a população. “Todos os nossos alunos precisam de casos reais. A comunidade apresenta os problemas e nós transformamos isso em projetos. Serão cerca de 9 mil alunos, mais seus professores, fazendo intervenções num bairro onde o nosso campus de Aracaju está instalado. A universidade precisa impactar o seu entorno. Assim como a chegada do campus transformou a Farolândia há 30 anos, esse projeto, com o apoio da Prefeitura e a visão da prefeita Emília, será extremamente relevante para o desenvolvimento local”, afirmou.
Segundo a prefeita Emília, as atividades do Projeto no bairro que abriga o campus da Unit em Aracaju servirá como território-piloto do acordo. Para ela, a iniciativa fortalece a entrega de políticas públicas, auxilia o município a atender suas demandas e aproxima a população do que há de mais atualizado no meio acadêmico. “Esse projeto não tem nenhum custo para a prefeitura, mas tem uma relevância enorme. Estamos unindo o conhecimento e a ciência da Unit com os espaços e as práticas da prefeitura. É como juntar potências para que a comunidade receba serviços da melhor forma possível”, afirmou. Ela destacou ainda que a cooperação beneficiará tanto os moradores quanto os estudantes. “Quem está na prática vai ter apoio da teoria, e quem está na teoria terá a vivência necessária para atuar junto à comunidade”.
O pró-reitor de Graduação e Extensão, professor Ronaldo Linhares, lembrou que o trabalho já começou a ser organizado desde o início do segundo semestre. “Já nos reunimos com representantes das secretarias e da comunidade para identificar as principais demandas do bairro. A partir do próximo ano, planejaremos as atividades dos cursos voltadas para resolver os problemas da Farolândia. Vamos precisar do apoio de todos para nos aproximar ainda mais das carências do bairro e contribuir para melhorar a vida das pessoas”, disse.
Lideranças comunitárias da Farolândia também participaram do evento e celebraram a escolha do bairro para iniciar o projeto. Patrícia Aragão, presidente do Conselho de Segurança da localidade, afirmou. “Para nós, é um privilégio sermos pioneiros. A Farolândia é o bairro mais populoso do estado e tem muitos jovens que precisam de oportunidades. Esse projeto traz inclusão, reduz a ociosidade e pode abrir caminho para inserção no mercado de trabalho. Agradecemos à prefeitura e à Unit por enxergarem nosso território”.
O secretário de Planejamento, Thyago Ribeiro, reforçou que a governança criada a partir do acordo também vai fortalecer o serviço público. “Essa parceria nos permitirá capacitar nossas equipes técnicas, ao lado de mestres e doutores da Unit, para entregar serviços de excelência. É um projeto que já nasce vitorioso e reflete a sensibilidade da prefeita em buscar qualidade e transformação para a população”, destacou.
Projeto Abrace a Farolândia
O projeto foi estruturado em três pilares: o primeiro prevê levar à população os serviços ofertados pelos cursos da universidade; o segundo foca na capacitação dos servidores municipais por meio de cursos de extensão e pós-graduação; e o terceiro estabelece a expansão das ações para outros bairros da capital.
Em setembro, representantes de secretarias municipais de Aracaju estiveram reunidos na Unit para apresentar o projeto e dar os primeiros passos nas atividades de mapeamento de necessidades dos equipamentos públicos.
Asscom Unit com informações da Agência Aracaju de Notícias
Fotos: Vitor Samuel
Carreta com carga de chocolate pega fogo na BR-101 em Capela
A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal.










