Governo de Sergipe e Unit possibilitam uso da plataforma Google for Education em escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) firma parceria com a Universidade Tiradendes (Unit) para disponibilizar aos alunos da Rede Estadual a plataforma Google for Education, tecnologia desenvolvida com o objetivo de facilitar o trabalho de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
O projeto será implantado de maneira experimental a partir de 2020 em quatro escolas-piloto, são elas: Colégio Estadual Leão Magno Brasil, em Nossa Senhora do Socorro, que já conta com kit (Chromebooks) disponibilizado pela universidade, além dos Centros de Excelência Secretário Francisco Rosa e Vitória de Santa Maria, e o Colégio Estadual Barão de Mauá, unidades localizadas em Aracaju.
Ferramenta desenvolvida para estimular a colaboração, comunicação e criatividade, o Google for Education dá aos professores a liberdade de passar mais tempo personalizando a experiência de aprendizagem e menos tempo a gerenciando. Os alunos podem aprender a resolução de problemas do século XXI e as habilidades que usarão nas carreiras futuras, com recursos de acessibilidade que ajudam todos os alunos a terem o melhor desempenho possível.
Segundo o professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Seduc, a iniciativa provocará uma mudança de paradigma na rotina dos estudantes da escolas estaduais e dará mais dinamismo às atividade em sala de aula. Ele reitera que a parceria também promove um dos pilares da valorização da educação pública, que é a formação continuada para os professores, proporcionando possibilidades de novas práticas pedagógicas a partir da ferramenta.
Na Seduc, o projeto será coordenado pelo Departamento de Educação (DED), por intermédio da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite). De acordo com a coordenadora do serviço, professora Geiza Lessa, a iniciativa será implantada da seguinte forma: Entre novembro e dezembro de 2019, professores e coordenadores das quatro escolas-piloto, além dos técnicos da Dite e Coordenadoria de Informática, participarão da formação continuada. De 2020 a 2022, as outras escolas também receberão a capacitação e, simultaneamente, já começam a trabalhar a ferramenta em sala de aula.
Ela ainda destaca que o Google for Education disponibiliza uma série de benéficos aos professores e alunos que usarão a ferramenta. “Nessa plataforma estão disponíveis o Google Forms e o Classrom, direcionados à atividade educacional. Lá é possível o professor estruturar sua aula, disponibilizar materiais para estudos; os alunos poderão realizar atividades online, e o próprio sistema já corrige e fornece a nota, proporcionando o resultado final, que é o desempenho desse estudante para acompanhamento do professor”, explicou Geiza Lessa.
Formação continuada
A partir do mês de novembro, estendendo-se até dezembro, os professores iniciarão a capacitação, organizada em três módulos. Serão 161 profissionais capacitados, sendo 153 professores e coordenadores das escolas estaduais; seis técnicos da Dite, que serão os replicadores; e dois técnicos da Coordenadoria de Informática da Seduc/Sergipe Parque Tecnológico (Codin/Sergipetec).
As aulas serão ministradas por especialistas da empresa norte-americana Google e acontecerão na Unit – Campus Aracaju Farolândia. Antes do início do curso, reuniões de alinhamento estão sendo desenvolvidas pela equipe da Dite com o objetivo de socializar todo o percurso do projeto aos professores e gestores, além de técnicos do Serviço de Ensino Médio (Semed) e Núcleo de Gestão das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Ngeti).
Da ASN
Estudantes de Medicina em Estância são aprovados em concurso da SES
Aprovados ainda na graduação, estudantes da Unit foram aprovados para o cargo de médico; eles podem ser nomeados após concluir o curso e obter registro no Cremese, dentro do prazo legal de dois anos.