Innovation Center recebe prêmio de melhor projeto de TI

Com um mês de atuação, o Innovation Center conquistou o primeiro prêmio na área de empreendedorismo e de Tecnologia da Informação pelo projeto executado. A premiação foi concedida pela Associação de gestores de TI, que atua há mais de 12 anos na área.
Para o CEO do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo, o prêmio celebra a iniciativa inovadora do Grupo Tiradentes em implantar em Sergipe o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação do Norte e Nordeste, cujo objetivo é qualificar professores no uso de tecnologias educacionais e desenvolver pesquisas em laboratórios de aprendizagem por meio de startups.
“O prêmio foi dado pelo conjunto da obra de todo o Tiradentes Innovation Center, que tem como objetivo de criar um centro de inovação para fomentar a criação e o desenvolvimento de Edtechs (empresas de tecnologia com foco em educação) e conta com diversos espaços de aprendizagem com foco em empreendedorismo, criatividade, inovação, cultura maker, educação e tecnologia. O Centro conta com parcerias estratégicas do Banco Santander, Cisco, Google, Samsung e de uma moderna infraestrutura de tecnologia para dar suporte aos projetos de inovação que serão desenvolvidos neste centro”, afirmou, explicando os critérios avaliados para a premiação.
O Prêmio Destaque Tecnologia da informação está na sua oitava edição e homenageia pessoas e empresas que têm contribuído à TI do nosso estado. Este ano, foram entregues os troféus Aluno Destaque de TI 2019; Professor de TI; Empresa do ano; Jovem Talento; Profissional de TI; Projeto do Ano; CIO – 2018.
Innovation Center
Desde sua implantação, o Innovation oferece Centro de pesquisas em tecnologias educacionais, Observatório de Educação e Centro de formação de professores em novas tecnologias, incubadoras/aceleradoras de EdTechs (statrtups voltadas para Educação) e eventos semanais sobre temáticas relacionadas a empreendedorismo, criatividade, cultura maker, inovação e tecnologia.
José Rabelo informou que, em um mês de atuação, já foram realizados 28 atividades como eventos e capacitações (palestras, bootcamps, meetups, treinamentos, encontros e similares), 24 atividades como reuniões, encontros e visitas e mais de 30 tours guiados.
“Entre os destaques mencionamos as capacitações de professores da rede pública na plataforma Google for Education, em parceria com a Secretaria estadual de Educação, o bootcamp engenharia – UNIT carreiras, o encontro da revisão e meeting da estratégia do grupo Tiradentes, ações do programa mentoria da Unit. É importante destacar que não iremos entrar em recesso, continuaremos realizando os eventos, recebendo visitantes que querem conhecer os espaços e suas iniciativas, recebendo as startups que começam a se instalar de forma definitiva no Innovation, entre diversas outras iniciativas que iremos divulgar nos próximos dias”, declarou.
O professor da Unit Fábio Gomes recebeu o prêmio de Destaque TI de Sergipe pelo projeto Digital SE, o qual envolve os sub-projetos Hemeroteca Digital de Sergipe e o Sefaz Digital. Ele leciona as disciplinas laboratório de Engenharia de Software, laboratório de programação, processamento digital de imagens, projeto de programação e Inteligência Artificial e acredita que a premiação fomenta a inovação.
“Atuo como voluntário nos projetos. Os alunos envolvidos recebem bolsas e nós atuamos no processo de digitalização de acervos históricos desses órgãos, retornando para a sociedade os resultados de nosso trabalho. Além disso, os órgãos colaboram com a educação dos alunos com bolsas de estágios para o projeto. O Innovation é uma oportunidade única, que traz para dentro da Universidade um debate necessário. Devemos fazer de Sergipe um estado mais competitivo e o Innovation tem esse papel, que também auxilia na criação de novos empreendimentos”.
Da Ascom
UFS lança edital de concurso público para professor efetivo
Inscrições acontecem entre 22 de dezembro de 2025 e 20 de janeiro de 2026










