Universidade sergipana envia a maior delegação do JUBs Praia 2025
65 alunos da Unit competiram em 14 modalidades diferentes da competição, que aconteceu em João Pessoa (PB); campanha resultou na conquista de sete medalhas e três troféus

Sergipe foi representado em mais uma importante competição nacional do esporte universitário: os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia 2025), que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, em João Pessoa (PB). A Universidade Tiradentes (Unit) enviou a maior delegação da competição, dentre as mais de 200 instituições participantes de todo o Brasil. Ao todo, foram 65 alunos que competiram em 14 modalidades diferentes, resultando na conquista de sete medalhas e três troféus.
O JUBs Praia é promovido anualmente pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), sendo considerada uma das competições de mais alto nível esportivo na atualidade. “O JUBs Praia foi uma competição muito forte e muito organizada, uma estrutura belíssima, com mais de seis quadras, todas perfeitas. Diversas universidades investem cada vez mais no esporte universitário, com suporte e com apoio. A Unit não ficou atrás, entrando nessa competição entre as primeiras do ranking”, disse o coordenador do Unit Esportes, professor Walter Thiessen. A classificação final das universidades participantes ainda será oficialmente divulgada pela CBDU.
O professor acrescenta que um dos legados mais importantes dessa participação no JUBs Praia 2025 foi a integração entre os alunos dos mais diversos cursos, que participam e competem nas modalidades esportivas oferecidas pelo Unit Esportes. “Os alunos de Direito fazem amizade com os de Medicina, de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem… É muito legal ver essa interação dos alunos de diversos cursos, que só acontece por causa do esporte. A gente percebe que eles foram para os JUBs e voltaram mais amigos, mais conhecidos e com mais vontade de estarem presentes e participarem dos jogos representando a Unit”, elogia.
Medalhas e superação
Uma das modalidades em que a delegação da Unit se destacou mais foi a do beach wrestling, uma versão da luta olímpica tradicional que é adaptada para a areia: foram três medalhas conquistadas, sendo uma de prata e duas de bronze. Uma das ganhadoras, na categoria 60 kg Feminino, foi a estudante Dayanne Gabryele da Silva Santos, do sétimo período de Fisioterapia, que passou a contabilizar seis medalhas conquistadas em seis edições de JUBs, incluindo as de ouro, prata e bronze.
“É sempre incrível representar a Unit em competições de nível nacional, principalmente pelo suporte dado durante as viagens, que faz com que tenhamos menos coisas para nos preocupar além de competir. E foi um trabalho bem feito. Não era o resultado que eu esperava, mas estar entre as três primeiras sempre indica estar no caminho certo”, diz Dayanne, que encontrou no esporte um ponto importante de apoio para a rotina de estudos e atividades práticas. “Ele me ajuda a aliviar a tensão do dia de estudo, me ajuda a manter a rotina de treino sem que eu precise deixar de mão tanto meu futuro tanto o que amo fazer”, define.
Outro competidor foi o aluno Cayo Victor de Jesus Souza, do quinto período de Educação Física, que ficou com a medalha de prata na categoria 90 kg Masculino. Praticante de judô há 17 anos, tendo já integrado a Seleção Brasileira da modalidade, ele abraçou o beach wrestling como uma oportunidade de recomeçar no esporte, após passar por uma cirurgia no joelho e ficar meses afastado dos treinos, por conta de uma lesão grave.
“Pra mim essa medalha significa muito. Foi de extrema importância, porque eu que vinha de um momento complicado em relação a minha vida pessoal, que acabou atrapalhando o meu rendimento como atleta. Eu estava um pouco afastado porque não estava com a cabeça muito boa. Então, essa medalha foi um gás pra eu poder voltar e saber que ali é meu lugar”, afirma Cayo, que também atribuiu a vitória ao apoio que encontrou na Unit, entre os colegas do curso, da delegação e do Unit Esportes. “O esporte abre várias portas, e uma delas abriu a oportunidade de eu ser atleta e representar a instituição. E eu sou muito grato à faculdade, à toda a direção, à coordenação, por todo o suporte prestado, todo o auxílio, toda a preocupação em relação a não só o atleta em si, mas também o desenvolvimento como pessoa, que eu acho que a faculdade também se importa muito em relação a isso”, completa.
Próximas competições
Recentemente, a Unit alcançou o primeiro lugar no ranking da CBDU, por conta de seu excelente desempenho na primeira etapa do calendário de competições, durante o JUBs Futebol 2025, realizado em Goiânia (GO). A liderança foi garantida graças à presença da instituição sergipana nas sete modalidades do JUBs Futebol: futebol de campo masculino e feminino, futset nas duas categorias, x1 masculino e feminino, além do x2 misto.
A próxima competição universitária, que contará com a participação da Unit, é o JUBs Sede 2025, também chamado “Jubão” que acontecerá em Natal (RN), entre os dias 5 e 19 de outubro, com mais de 7 mil participantes em cerca de 30 modalidades esportivas. Já a próxima edição do JUBs Praia, em 2026, será realizada em Guarapari (ES). “Nós já estamos aí preparando nossa turma, os nossos atletas, para os próximos desafios”, adianta Walter.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Universidade Tiradentes conquista 1º lugar na etapa Regional no Prêmio IEL de Talentos
Reconhecimento valoriza o trabalho do Unit Carreiras na preparação dos estudantes, unindo prática e teoria em um modelo inovador de formação profissional