MEC concede a nota máxima na avaliação do curso de Direito da Unit em Estância

Publiciado em 15/02/2026 as 07:14

 

A nota 5 levou em conta critérios como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica; curso conta hoje com mais de 300 alunos e foi um dos primeiros a ser criados pela Unit na cidade

 

O curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) em Estância, no interior sergipano, acaba de obter a nota 5 na recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se da maior nota concedida no processo de avaliação, que permitiu a renovação do reconhecimento oficial do curso, com 120 vagas anuais. O ato foi confirmado oficialmente no último dia 3 de fevereiro, em portaria publicada no Diário Oficial da União

 

Conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o processo incluiu uma avaliação in loco, que analisou três dimensões distintas: a organização didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente e tutorial do curso. A excelência nestes critérios resultou no conceito de curso máximo concedido pela avaliação, que é a nota 5.  

 

“A avaliação do MEC veio confirmar algo que vivenciamos no nosso cotidiano: a excelência na formação jurídica oferecida no Campus Estância. O curso está estruturado com seriedade e visão de futuro. Os critérios observados pela comissão foram rigorosamente avaliados, mas não intimidaram, porque fazem parte da nossa realidade. Aqui, a avaliação é compreendida como um processo contínuo, formativo, que respeita o tempo de aprendizado de cada estudante e promove seu desenvolvimento integral”, comemora a professora Kátia Cristina Barreto Ferreira, coordenadora operacional do curso de Direito da Unit em Estância. Ela também destaca ainda a experiência do corpo docente, “formado por mestres e doutores comprometidos com a causa da transformação social por meio da educação”.

 

O curso conta hoje com 32 professores, 324 estudantes em turmas noturnas e um bloco exclusivo no campus, com salas de estudos, biblioteca e sala de audiências. Ele também mantém um escritório do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) que presta assistência jurídica gratuita à população, com professores e advogados orientando o atendimento prestado pelos estagiários do curso, além de manter parcerias com o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

 

Para a diretora do Campus Estância da Unit, Adriana Rocha Fontes, a nota 5 do MEC chegou em um momento esperado e vai impulsionar ainda mais o curso de Direito na cidade e na região. “Foi uma conquista realmente vitoriosa para o curso, porque tanto a coordenação, como a gestão do campus e os professores já vinham fazendo um trabalho de equipe para poder melhorar essa nota. A prova disso é que só o Campus de Estância da Unit tem a nota máxima atribuída a um curso de Direito. Isso mostra que a estrutura do interior é uma estrutura maravilhosa, que não deixa nada a desejar à da capital”, destaca.

 

Os alunos e professores são coordenados e apoiados por um Colegiado e um Núcleo Docente Estruturante (NDE), cujos integrantes participam ativamente das decisões acadêmicas e da atualização do Projeto Pedagógico do curso, em proximidade com a coordenação do curso e com o Centro Acadêmico. Outro destaque é a realização de projetos de extensão com a comunidade estanciana e do incentivo a eventos acadêmicos, culturais e de integração entre os estudantes de todo o Campus. Entre os principais, estão o Congresso Estanciano de Direito (realizado a cada semestre), a Manhã Cidadã (dia dedicado à prestação de serviços à comunidade), a Gincana Junina (GincaJunit, em comemoração ao São João), os júris simulados e as associações atléticas para competições esportivas. 

 

“A trajetória do curso de Direito da Unit Estância foi construída com base no compromisso com a formação humanizada, ética e transformadora. Cada etapa dessa jornada foi marcada por decisões participativas, diálogos constantes e pela crença de que a educação vai além do conteúdo técnico: ela forma cidadãos conscientes, críticos e protagonistas de suas histórias. Mais do que um número, essa conquista representa a força de uma caminhada coletiva, tecida com o empenho dos nossos estudantes, a dedicação incansável do corpo docente e o comprometimento verdadeiro de toda a gestão acadêmica”, comemora a professora Kátia. 

 

Atendendo à região

 

Criado no início de 2003, como um dos primeiros a serem implantados pela Unit em Estância, o curso de Direito atende a alunos da própria cidade e de municípios da região Centro-Sul (Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Boquim, Arauá, Pedrinhas, Umbaúba, Cristinápolis, Tomar do Geru e Itabaianinha), além das cidades baianas próximos à divisa com Sergipe, como Conde, Rio Real e Jandaíra.

 

“O curso de Direito em Estância muda o contexto social de toda uma região. A excelência dos serviços prestados por meio do ensino e dos diversos projetos sociais, culturais e esportivos reafirma assim o compromisso com a inclusão social e com o desenvolvimento regional. Demonstra ainda a excelência dos serviços prestados, no que se refere ao tripé ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou a gerente de Avaliação e Acreditação da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão da Unit, professora Michelline Roberta Simões.

 

Jhony Rayan Lima Batista, que está no sétimo período de Direito e preside o Centro Acadêmico do curso, mora em Umbaúba e sempre foi apaixonado pela carreira jurídica, desde quando se atraiu pelas vestimentas e atuações de promotores e advogados em sessões do Tribunal do Júri. “Eu sinto que essa qualidade máxima se reflete em tudo, desde a estrutura da faculdade até a didática dos professores. E é importante ressaltar que a Universidade não tira nota máxima pra melhorar, ela melhora pra tirar nota máxima. No geral, eu sinto que a qualidade máxima da universidade se reflete em todos os aspectos do curso. A gente sai daqui preparado para enfrentar o mercado de trabalho e fazer a diferença na sociedade. É um privilégio estudar aqui”, afirma ele.

 

Já a estanciana Raquel Almeida Brito, do oitavo período de Direito, optou por estudar na própria cidade onde mora e para isso levou em conta as condições de estrutura e qualidade da Unit Estância. “A nota máxima do MEC é uma conquista merecida tanto para o curso quanto para a instituição. A Unit conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por professores experientes, muitos deles com mestrado, pesquisas relevantes e atuação destacada na advocacia. São mestres que nos inspiram e fazem a diferença em nossa trajetória acadêmica. A qualidade do ensino oferecido impacta diretamente na minha formação. Saber que estou saindo da graduação com uma base sólida e bem estruturada me dá segurança para seguir em frente na vida profissional”, diz ela. 

 

Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit 

Publicidade

Publicidade