Copa do Mundo de 2018 será disputada em 11 cidades com quatro fusos horários diferentes

Publiciado em 01/01/2018 as 15:47


A Copa do Mundo 2018, que será disputada na Rússia entre 14 de junho e 15 de julho, será jogada em 12 estádios de 11 cidades. A cidade de Moscou, capital do país presidido por Vladimir Putin, será a única com dois estádios à disposição: o Luzhniki, que será palco da abertura, do encerramento e de cinco jogos; e o Spartak, que vai sediar cinco partidas. Moscou vai sediar o maior número de partidas da competição: serão 12 das 64 previstas.

A diferença de horário entre Moscou e Brasília na época do Mundial é de seis horas. Sete outras cidades que também vão sediar jogos obedecem o mesmo fuso da capital russa: Kazan, Nizhny Novgorod, Rostov, São Petersburgo, Saransk, Sochi e Volgograd. Em Kaliningrado a diferença é de cinco horas, em Samara é de sete horas e em Ekaterinburg (cidade mais a leste) a diferença é de oito horas.

A Seleção Brasileira jogará em Rostov no dia 17 de junho contra a Suíça na abertura do grupo E. Em 22 de junho os comandados de Tite vão a São Petersburgo enfrentar a Costa Rica. Finalizando a frase de grupos, a seleção canarinha duela com a Sérvia no Spartak, em Moscou. Todos os locais das partidas do Brasil na primeira fase seguem o fuso horário da capital russa.

Histórico
A Copa com maior número de cidades foi a de 2002 que teve duas sedes, Japão e Coreia do Sul, com 10 cidades em cada, 20 no total. Com apenas um país como sede a Copa com maior número de cidades foi a de 1982 na Espanha, com 14 . Eram 24 participantes. Já com 16 países na fase final, a Copa de 1958 na Suécia teve 12 cidades. E já teve uma única Copa disputada em uma única cidade. Foi a primeira, a Copa de 1930, com todas as partidas disputadas em Montevidéu, no Uruguai.