Federação Francesa suspende Neymar por três jogos

Publiciado em 10/05/2019 as 10:54


O atacante brasileiro Neymar, astro do PSG, foi suspenso por três partidas por ter agredido um torcedor que o provocou após a derrota nos pênaltis na final da Copa da França, no dia 27 de abril, contra o Rennes, anunciou a Federação Francesa de Futebol (FFF). A punição terá efeito a partir de segunda-feira (13), explicou a FFF. Desta maneira, Neymar poderá jogar contra o Angers, sábado (11), pela 36ª rodada da Ligue 1. 

O jogador de 27 anos perderá as duas últimas partidas do campeonato, em casa contra o Dijon e na 38ª rodada contra o Reims, assim como a Supercopa da França, que será disputada em Shenzhen (China). O clube da capital francesa e Neymar anunciaram pouco depois, em um comunicado, que pretendem apelar contra a decisão. O PSG considera a "sanção severa, levando em consideração sobretudo os insultos sofridos por vários jogadores do clube, entre eles Neymar", proferidos pelo torcedor em questão.

Após a derrota nos pênaltis para o Rennes (6x5, após empate de 2x2 no tempo regulamentar e prorrogação), Neymar reagiu contra um torcedor no momento de receber a medalha de vice-campeão. "Você, aprende a jogar futebol", disse o torcedor a Neymar, que respondeu com um soco, sem muita força, no rosto. Em um vídeo é possível ouvir o torcedor ofendendo outros jogadores do PSG, como Buffon, Kurzawa e Marco Verratti, este último chamado de racista. 

"Tô errado? Tô. Mas ninguém tem sangue de barata", escreveu o brasileiro após a agressão no Instagram. Mas o técnico do PSG, Thomas Tuchel, criticou o comportamento do atleta: "Não gostei nada. Não é possível que faça isto, simplesmente não é possível", disse.

Apelação contra suspensão da Uefa
Também nesta sexta-feira (10), Neymar apresentou um recurso de apelação contra a suspensão de três partidas na Liga dos Campeões da próxima temporada, informou a Uefa. "A data da reunião da comissão de apelação ainda não foi estabelecida", afirmou a confederação continental.

O brasileiro, que estava lesionado e não disputou a partida em que o PSG foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Manchester United (derrota de 3x1 no estádio Parc des Princes), foi punido por ter insultado os árbitros na noite do jogo, no dia 6 de março. O jogador, que estava na tribuna de honra do estádio, usou o Instagram para reclamar de um pênalti marcado no fim da partida, com o auxílio do VAR, que provocou a eliminação do PSG.

"Isso é uma vergonha. Ainda colocam quatro caras que não entendem de futebol para ficar olhando o lance em câmera lenta. Isso não existe. Como o cara vai colocar a mão de costas?", afirmou Neymar, antes de usar um palavrão. Suspenso por três partidas pela Uefa, em decisão divulgada no dia 26 de abril, o brasileiro perderá os três primeiros jogos de sua equipe na fase de grupos da próxima temporada, caso a apelação não tenha resultado.