Avião espacial ultrassecreto dos Estados Unidos é lançado com sucesso com ajuda da SpaceX

Esta é a sétima missão do X-37B, que faz parte de um programa especial de segurança nacional dos EUA. Atividade teve apoio do foguete Falcon Heavy, da empresa espacial do bilionário Elon Musk.

Publiciado em 29/12/2023 as 12:00
Adam Shanks/Força Espacial dos EUA

O avião espacial ultrassecreto dos Estados Unidos, X-37B, foi lançado com sucesso ao espaço na noite desta quinta-feira (28). A espaçonave foi lançada na Flórida, com ajuda do foguete Falcon Heavy, da empresa espacial do bilionário Elon Musk.

O X-37B faz parte de um programa especial de segurança nacional dos Estados Unidos. O Pentágono divulgou poucos detalhes sobre a espaçonave. Por este motivo, o avião é considerado ultrassecreto.

O lançamento ocorreu após mais de duas semanas de atrasos. Três contagens regressivas anteriores foram abortadas devido ao mau tempo e problemas técnicos não especificados.

Em um comunicado, o Gabinete de Capacidades Rápidas da Força Aérea se limitou a afirmar que a nova missão envolveria testes de “novos regimes orbitais, experimentando futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial”.

Está é a sétima missão da espaçonave, que poderá orbitar em um ponto mais alto do que nas missões anteriores — a 35 mil km acima da Terra. No entanto, o governo norte-americano não forneceu informações sobre a qual altitude o avião ficará.

Analistas chegaram a afirmar que a espaçonave poderá explorar regiões do espaço na vizinhança da Lua. Por outro lado, quanto mais perto o X-37B se aproximar da Lua, mais difícil será o retorno em segurança para a Terra.

A nave também está realizando um experimento da Nasa para estudar como as sementes das plantas são afetadas pela exposição prolongada ao ambiente hostil da radiação no espaço.

A capacidade de manter plantações no espaço tem implicações importantes para manter os astronautas nutridos durante futuras missões de longo prazo, como para a Lua ou Marte.

A primeira missão do X-37B foi feita em 2010. De lá para cá, foram mais de 3.700 dias no espaço. A expectativa é que a operação desta vez dure até 2026.

O X-37B

O X-37B foi construído para implantar várias cargas úteis no espaço e realizar experimentos tecnológicos em voos orbitais de longa duração.

O veículo construído pela Boeing tem aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus. O design lembra um ônibus espacial.

No final da missão, a nave desce de volta pela atmosfera para pousar em uma pista semelhante a um avião.

Conheça mais sobre a SpaceX
A Space Exploration Technologies Corporation, mais conhecida como SpaceX, é uma empresa do aeroespacial fundada em 2002, nos Estados Unidos, por Elon Musk. Ela cria equipamento para viagem espacial e serviços de comunicação, como a Starlink.

Há alguns objetivos de Musk, entre eles, permitir que as pessoas possam habitar e ter acesso a outros planetas. Isto é, tornar a vida multiplanetária.

Nos últimos anos, a SpaceX conquistou uma série de feitos notáveis. Em 2012, tornou-se a primeira empresa privada a enviar uma espaçonave para se acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS).

Desde então, missões regulares de reabastecimento da ISS foram feitas, além de trabalhar no desenvolvimento de uma nova versão da cápsula Dragon capaz de transportar tripulação humana.

Fonte: G1 Globo