Governo do Estado fortalece política de assistência à saúde da população sergipana com implantação de novos programas

As iniciativas contemplam cirurgias eletivas, serviços odontológicos, aeromédico e assistência aos pacientes por meio de tecnologias

Publiciado em 15/03/2024 as 19:00
Divulgação

Para garantir uma assistência de qualidade e célere à população, o Governo do Estado não mede esforços. Em pouco mais de um ano de gestão, cinco programas novos fazem a diferença na vida dos sergipanos. As iniciativas como cirurgias eletivas e oftalmológicas, avaliação odontológica, consultas com especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, bem como a diminuição do tempo resposta nas ocorrências de urgência e emergência com o serviço aeromédico estão à disposição da população.

O Opera Sergipe trouxe esperança para mais de 8 mil sergipanos. Lançado no dia 22 de julho de 2023, o programa foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias eletivas. Os pacientes que precisam realizar cirurgias, podem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Carlos Alberto Santos, de 53 anos, paciente regulado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), elogiou a eficiência do programa em relação à marcação das cirurgias. “Eu sou do município de Cumbe e fiquei sabendo do Opera Sergipe por meio do rádio. Então não hesitei para marcar minha cirurgia de vesícula”, disse.

Já a paciente Adriana dos Santos, de 51 anos, realizou a cirurgia de histerectomia. “Fui encaminhada para fazer a cirurgia e foi a melhor coisa que me aconteceu. A equipe é maravilhosa, me deixou muito confiante em relação à recuperação da minha saúde, porque eu fiquei bastante nervosa com a notícia de que eu teria que fazer essa cirurgia. Mas agora que fiz meu procedimento estou muito feliz”, comemorou.

Assim como o Opera, o Programa Enxerga Sergipe também recuperou a qualidade de vida de 2.745 pessoas que sofrem com o problema de catarata, como foi o caso da vendedora ambulante Mirabel da Paixão Chagas, de 53 anos, que viu a sua visão falhar após se descuidar do diabetes. Atividades como ler livros, assistir TV ou passear foram algumas tarefas cotidianas impedidas devido ao problema oftalmológico.

“Sou uma mãe de família que, antes, resolvia as coisas sozinha e tudo mudou devido a catarata. Agora que realizei a cirurgia sou extremamente grata por voltar à vida normal. Agradeço especialmente ao Governo do Estado por essa iniciativa que não beneficiou só a mim, mas a todos que conviviam com o problema oftalmológico, e que agora conseguem ver tudo colorido, assim como eu”, relatou a vendedora.

O Enxerga Sergipe é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos, contemplando as regiões de saúde de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto.


Avanço na saúde digital

Foi com o intuito de otimizar a assistência aos pacientes, que o projeto TeleNordeste foi pensado. Ele tem desenvolvido um papel fundamental no avanço da saúde digital, possibilitando cuidado médico especializado para a população por meio da modalidade de telemedicina. Em Sergipe, foram realizadas até o momento 3.520 teleinterconsultas, saindo de 2% para 62% de atendimentos agendados, tornando o estado uma das referências dentro do programa na região Nordeste.

São oferecidas à população diversas especialidades como endocrinologia, neurologia adulto e pediátrica, psiquiatria adulto e pediátrica, enfermagem, medicina da família e da comunidade, nutrição, fisiatria, urologia e cardiologia, promovendo uma saúde de qualidade e acesso para todos.

O município de Areia Branca está entre os que aderiram ao programa, contribuindo, dessa forma, com a diminuição do tempo de espera do usuário, possibilitando o avanço na assistência médica especializada à população que aguardava uma consulta com especialista. Além disso, tem contribuído, também, para o fortalecimento da Atenção Primária e Especializada por meio da promoção à integralidade da rede. Dessa forma, o município conseguiu melhorar a qualidade da assistência e satisfação do usuário.

O projeto TeleNordeste faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), sendo executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, demandado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).


Prevenção e atenção à saúde

No que se refere ao serviço de prevenção e cuidado à saúde bucal, o programa Sorrir Sergipe tem desempenhado um trabalho atencioso à população. Com a avaliação odontológica, o Sorrir Sergipe já realizou mais de 1.670 atendimentos durante a ação itinerante ‘Sergipe é aqui’, do Governo do Estado, nos municípios sergipanos, a fim de promover a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca.

O armador Elielson Melo, de 37 anos, foi um dos pacientes que passaram pelo serviço de avaliação odontológica no município de Gararu. Segundo ele, o Sorrir Sergipe ajudou muita gente que necessitava deste tipo de consulta. “Como fazia tempo que não cuidava da minha saúde bucal aproveitei a oportunidade para verificar se havia alguma alteração, mas graças a Deus tudo na normalidade, além de um atendimento bastante atencioso” destacou Elielson.


Atendimento célere

Para garantir um atendimento rápido e eficiente à população, foi implantado, em maio de 2023, o serviço aeromédico por meio do Termo de Cooperação assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP). A iniciativa tem o objetivo de obter melhor tempo resposta nas ocorrências para aumentar as chances de sobrevida do paciente durante os atendimentos de urgência e emergência.

O serviço conta com um total de 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas habilitados pelo estágio de qualificação para tripulação de voo. Foram mais de 100 atendimentos pelo serviço de resgate aeromédico ao longo do tempo de operacionalização, que possibilitou um atendimento ágil e eficaz nos atendimentos de urgência e emergência.


INFORME PUBLICITÁRIO