Doença Celíaca: saiba quando sua alimentação precisa de restrição

Publiciado em 11/10/2017 as 09:00

A doença Celíaca tem se tornado comum principalmente entre o público infantil, mas é uma doença que atinge a todas as idades e é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo. o gastroenterologista do Hapvida João Paulo Cândido Barbosa, explica como perceber os possíveis sintomas.

 

“Os sinais e sintomas mais comuns de doença celíaca (DC), são a diarréia crônica, perda de peso, distensão abdominal e fadiga crônica. A intensidade do quadro clínico é variável conforme a gravidade e extensão das lesões e idade de apresentação”, esclarece.

 

O diagnóstico é feito através de exames de sangue com dosagem de anticorpos específicos para a doença.

 

“Os anticorpos antitransglutaminase e antiendomísio são os testes sorológicos utilizados para triagem de pacientes com suspeita da doença. A confirmação do diagnóstico é realizada através da biópsia do intestino delgado obtida através da endoscopia digestiva alta com análise histopatológica do material mostrando as alterações sugestivas da doença, como infiltração linfocitária, hiperplasia de criptas e atrofia de vilosidades”, elucida o especialista.

 

A doença Celíaca pode acarretar ainda na dermatite herpetiforme (DH), que é caracterizada por lesões papulovesiculares que ocorrem simetricamente sobre as superfícies extensoras dos membros, nádegas, tronco, pescoço e couro cabeludo. Afeta aproximadamente 25% dos pacientes e pode surgir antes ou após o diagnóstico.

 

O gastroenterologista informa que o tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Os pacientes devem evitar alimentos que contenham trigo, centeio, cevada, aveia e seus derivados.

 

“Os pacientes devem substituir os ingredientes que contenham glúten (como a farinha de trigo), por outras opções como o uso de farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata.

Carboidratos: milho, arroz, aipim, mandioca, tapioca, araruta, batatas, feijões, lentilha, ervilha,grão de bico, açúcar, mel e outros.

Lipídeos: As gorduras estão no azeite de dendê, nos óleos vegetais (óleo de soja, de milho, de algodão, de canola, de girassol), nas margarinas, no creme vegetal, na banha de porco, na manteiga, no creme de leite, na gema de ovo e nas carnes de boi, frango, peixe, coelho, no presunto e maionese.

Proteína animal: carne, no pescado, no fígado de boi e de frango, na dobradinha,nos ovos, no leite e seus derivados (coalhada, iogurte e queijos).

Proteína vegetal: feijão, na sopa, ervilha, grão de bico, entre outros.”, orienta o especialista.