Especialista orienta como educar as crianças sem mimá-las

Publiciado em 16/11/2017 as 12:31
A infância é, sem dúvidas, a melhor parte da vida dos filhos, vê-los crescer, aprender as primeiras palavras, dar os primeiros passos. Cada detalhe é importante e mágico. Mas é também desafiador, afinal é uma nova pessoa em formação, com personalidade, comportamento e opiniões próprias e peculiares. 
 
E como se tornar pai e mãe não vem com manual de instruções, é bem comum o exagero na hora de demonstrar carinho fazendo todas as vontades da criança, e isso acaba desenvolvendo nela um comportamento mimado. Como contornar essa situação? 
 
A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida, adianta: não é fácil, mas algumas medidas podem ser adotadas. A primeira delas é que os pequenos não precisam de tudo que veem:  "As crianças nascem 'sem filtro', ou seja, elas possuem uma tendência a querer tudo, mas o limite que os pais naturalmente impõem é que as formam adultos sensatos", por isso é fundamental saber dizer não quando necessário, explica a especialista. 
 
Outro erro que deve ser combatido é o de compensar a ausência na vida da criança com presentes, pois isso favorece ainda mais as birras infantis:  
"Em meio a necessidade dos pais de se ausentarem de casa em virtude do trabalho, gera uma 'culpa' em deixar as crianças, 'culpa' esta que os pais acreditam que pode ser compensada com presentes, como se houvesse uma reafirmação de que o trabalho é para dar uma boa vida aos filhos, entretanto, isso não passa de um engano mútuo, os pais trabalham, muitas vezes, por necessidades próprias, as crianças não têm noção de necessidades materiais até que são apresentadas a elas, pelos próprios pais muitas vezes", alerta. 
Você pode estar se perguntando: mas como perceber ainda nas primeiras birras que a criança apresenta características mimadas? 
 
Isso não é tão difícil, algumas crianças por exemplo, ficam agressivas, outras têm dificuldades de interagir, partilhar objetos, brinquedos e etc, outras são extremamente medrosas e há ainda aquelas que fazem de tudo para chamar a atenção: se jogam no chão, cospem, gritam e até xingam quando não recebem o que querem. 
 
Por isso, é preciso estar atento para repreender no momento certo, dizer não quando não puder ou quando achar que algo não será útil para o filho naquele momento e principalmente, impor limites mostrando a criança que você está no controle da situação. A psicóloga explica que tudo deve ser feito com amor e na medida exata, só assim as crianças terão a oportunidade de serem os adultos responsáveis e equilibrados de amanhã.