K2, a vitamina desconhecida

Publiciado em 03/12/2017 as 12:37

Nos últimos anos, a vitamina que mais ganhou espaço nos noticiários dá conta de funções essenciais para o funcionamento do corpo, que muita gente até então desconhecia. A menaquinona, ou apenas K2, é apontada como um nutriente que pode ajudar a combater doenças cardíacas e até osteoporose, sendo indispensável para auxiliar no processo de coagulação do sangue. Reforço de primeira necessidade, que você, certamente, ficará mais atento sobre sua aquisição na próxima ida ao mercado.

Um dos primeiros estudos sobre seus efeitos foi o de Rotterdam, realizado em 2004. O teste com pessoas que ingeriram determinadas doses de K2 revelou que elas tiveram 50% menos chances de obstrução dos vasos sanguíneos, quando comparadas aos indivíduos que consumiram pouca quantidade da substância. A partir de então, outros benefícios foram sendo divulgados, como em estudos clínicos que sugerem o uso conjunto das vitaminas D e K2 na prevenção da perda óssea. Para o nutrólogo e cardiologista Lair Ribeiro, eis que surge o verdadeiro antídoto “antidoença”.

Assim como as vitaminas B, que se ramificam em B1, B2 , B3 e B6 - sendo complementares e independentes ao mesmo tempo, vale lembrar que a K2 pertence à família das vitaminas K, tidas como lipossolúveis. “Então, quando a gente fala de fonte, precisamos lembrar o fato de ser solúvel em gordura, estando conectada a alimentos de origem animal, a exemplo de carnes, queijos fermentados e ovos”, diz a nutricionista Helen Lima, lembrando ainda que, quem adota uma dieta muito restrita, pode ter carência nesse aporte nutricional. “Como as vitaminas K podem ser obtidas em diferentes fontes, muitas delas fáceis de encontrar, quanto mais variada for a alimentação, melhor será o aproveitamento de todos os benefícios”, completa.

Ainda de acordo com a especialista, através de algumas bactérias saudáveis, o intestino humano também pode, naturalmente, produzir a vitamina. No entanto, acredita-se que a quantidade ainda não seja o suficiente para o aproveitamento máximo de suas funções, sendo necessária, muitas vezes, a suplementação. O médico especialista em nutrologia, Arnaldo Velloso da Costa, conhecido por estudos sobre o magnésio, também fez publicações a favor da K2, afirmando que, em altas doses, ela é capaz de reduzir eventos cardiovasculares em 57%. Isso acontece porque acredita-se que o nutriente em questão possa reverter a mineralização sistêmica dos órgãos, também conhecida como metástase do cálcio, servindo como um guia para o cálcio se instalar nos lugares certos do corpo.