Você sabe usar o coletor menstrual?

Publiciado em 09/12/2017 as 19:44

O coletor menstrual é um copinho de silicone que é introduzido no canal vaginal no período da menstruação para coleta do sangue menstrual. O seu uso é indicado para qualquer mulher e em qualquer fluxo menstrual. Mas é preciso tomar alguns cuidados. O ginecologista obstetra, João Marcos Meneses, do Hapvida Saúde, destaca que as mulheres que usam o coletor devem ficar atentas, pois de acordo com a intensidade do fluxo, o coletor irá encher mais rápido ou mais devagar, devendo ser retirado, esvaziado, lavado e recolocado para evitar transbordamentos.

 

 “O coletor pode vazar caso fique muito cheio. Por isso, a mulher deve observar bem a quantidade de fluxo menstrual, principalmente, nos primeiros dias do fluxo, em que a intensidade tende a ser maior”, reforça.

 

 O médico explica que o coletor deve ser dobrado e colocado no interior da vagina. Há várias formas de dobrar o coletor e cada mulher pode aprender qual a melhor forma para si. Se preferir,  pode dormir com esse produto. O coletor não interfere no ciclo menstrual e, segundo o ginecologista, pode ser usado por 10 anos, devendo ser trocado a cada 12 horas. “Após o período de cada menstruação, ele deve ser esterilizado e guardado em local seco para uso posterior no próximo período menstrual”, acrescenta.


Dúvidas sobre o uso do coletor menstrual ainda são comuns. Segundo João Marcos, como fica lubrificação da vagina é um dos pontos questionados. A resposta do médico é que não se altera. Além disso, ele afirma que o produto não atrapalha a prática esportiva, inclusive nos esportes aquáticos.


Embora não interfira na lubrificação ou no pH vaginal, João Marcos alerta que há risco no uso prolongado do coletor, pois pode causar a Síndrome do Choque Tóxico, infecção grave causada por uma bactéria. “É uma doença rara, cerca de 30 casos em 1 milhão de pessoas. Nesses casos, os sintomas são febre alta, vermelhidão na pele, vômitos, diarreia, dor de garganta, comprometimento renal e instabilidade cardiovascular.