Como ajudar as crianças a lidar com a chegada de um irmão?

Especialista explica como ajudar os filhos a lidar com esse momento de mudança

Publiciado em 11/12/2017 as 11:26

A chegada de um irmão ou uma irmã pode causar grande impacto para a criança que é filha única na família, é importante que ela seja informado de todo o processo, desde a descoberta da gestação, ultrassom ou algum exame que ela possa ir junto. A psicóloga do Hapvida, Sarah Lopes fala como os pais podem lidar com a nova situação.

“Sempre fale de como foi também na gestação dele, as semelhanças e as diferenças sem o tom de comparação, ou seja, sem revelar se foi melhor ou pior, mais ou menos, só com informações que são diferentes e iguais quando o forem. Quando o bebê chegar, fazer com que o irmão, se tiver idade participe dos cuidados de fralda, banhos, e não somente olhar se acordou ou não.”, orienta.

A especialista coloca que a rivalidade entre os irmãos geralmente é motivada pela atenção e amor dos pais. “Quando um ou o outro irmão se sente preterido, entra em conflito com o irmão potencializando seus defeitos como se estas atitudes pudessem fazer com que os pais escolham entre um ou o outro. Outro ponto de brigas entre os irmãos é a própria convivência e divergência de pensamentos.”, afirma Sarah.

A especialista ainda destaca que caso haja intervenção por parte dos pais devem ser para ambas as partes e de forma proporcional, para que não pareça que um está sendo beneficiado em detrimento do outro. “Quando as crianças possuem idades diferentes e são de gêneros diferentes, estas diferenças não devem ser utilizadas como parâmetros. Se um castigo será dado, que prevaleça a idade do menor para os dois e assim sucessivamente.”, aconselha.

A psicóloga ainda coloca que é importante estimular a cumplicidade entre os irmãos, seja fazendo atividades juntos ou quando necessário dar algum castigo, que seja para ambos. “Caso haja brigas ou divergências entre eles, o ideal é castigar ambos, sempre. Bem como, quando precisar beneficiar, o benefício deve ser para os dois de proporção equivalente.”, indica.