Aeroporto de Aracaju registra mais de 93 mil embarques e desembarques em novembro

De acordo com Aena Brasil, houve crescimento de 4,2% no fluxo de passageiros em comparação ao mesmo período de 2022. No acumulado dos 11 meses de 2023, foi contabilizado um fluxo de 1.059.354 passageiros, 22,3% a mais que o ano anterior

Publiciado em 15/12/2023 as 10:00
Igor Matias/ ASN

Um novo crescimento no número de embarques e desembarques de passageiros foi registrado no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. De acordo com a Aena Brasil, empresa que administra a unidade aeroportuária na capital sergipana, no mês de novembro, houve alta de 4,2% no fluxo de passageiros em relação ao mesmo período de 2022. A informação foi dada nesta quinta-feira, 14, e reflete o trabalho desenvolvido na promoção do Destino Sergipe pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE).

Em números absolutos, esse percentual significa que, no mês de novembro, houve 93.076 embarques e desembarques no aeroporto sergipano. No acumulado dos 11 meses de 2023, foi contabilizado um fluxo de 1.059.354 passageiros¸ ou seja, 22,3% em comparação ao ano anterior. Nos demais aeroportos administrados pela Arena Brasil, os percentuais foram os seguintes: João Pessoa (12,8%); Recife (11,6%); Maceió (-0,6%); Juazeiro do Norte (-4,2%) e Campina Grande (258,9%).

Na concepção do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o crescimento evidenciado em 2023 é histórico. Ele explica que Sergipe está sendo mais visto e, em consequência disso, mais visitado. “Esse aumento no fluxo de passageiros é o resultado de muito trabalho da nossa equipe ao longo deste ano. Nós participamos de diversas feiras nos mais importantes mercados emissores de turistas e fizemos capacitações para agentes de viagens em vários estados do Nordeste, mostrando nossos principais atrativos turísticos, tanto culturais quanto gastronômicos, sempre com importantes parcerias”, ressaltou o secretário.

Destaque que Sergipe se transformou literalmente no ‘País do Forró’, com 60 dias de festa nos meses de junho e julho na Vila do Forró, no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Além disso, eventos esportivos, culturais e corporativos atraíram visitantes e turistas de todos os cantos do Brasil. As ações movimentaram a rede hoteleira, que, segundo a ABIH/SE, chegou a registrar, em média, 70% de ocupação em meses fora da alta temporada.

Conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE), o setor também foi bastante impactado, em especial, no período junino, quando houve a criação de postos temporários de trabalho e os resultados refletem ao longo do ano. “Esses resultados consolidam o propósito do Governo de Sergipe de gerar mais empregos e renda para o estado”, acrescenta Marcos Franco.

Fonte: Agência Brasil