Prefeitura divulga nova pesquisa comparativa de preços dos combustíveis na capital

Publiciado em 18/09/2019 as 19:38

Por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju divulgou, nesta quarta-feira, 18, uma nova pesquisa comparativa de preços dos combustíveis. O levantamento, desenvolvido pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), foi realizado na terça-feira (17) e visa ao monitoramento do mercado aracajuano para oferecer referências de preços aos consumidores.

A ação verificou o preço de cinco tipos de combustíveis - diesel S10, etanol, gasolina aditivada, gasolina comum e gás natural veicular (GNV) - em 30 postos da capital. Apesar de o levantamento contemplar os combustíveis citados, é importante ressaltar que nem todos os estabelecimentos visitados comercializam todos os produtos.

Conforme os dados obtidos durante o levantamento, é possível observar que, com exceção do GNV, houve redução dos menores preços encontrados para os demais combustíveis, quando comparados aos valores verificados na pesquisa anterior, realizada em julho. Enquanto no mês de julho, o menor preço encontrado para a gasolina comum, por exemplo, havia sido o de R$ 4,280, neste levantamento esse valor foi R$ 4,250.

Por conta dessas variações constantes, é importante que o consumidor também crie o hábito de pesquisar antes de fazer a aquisição do produto. De acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, o intuito da ação é justamente incentivar essa prática.

"Além de proporcionar ao consumidor essas referências de preço, buscamos, também, estimular o consumo consciente, de forma que se crie o hábito da pesquisa prévia, antes da realização da compra", aponta o coordenador.

Além disso, Igor Lopes ressalta que as variações e os preços constatados referem-se ao dia em que foram realizados o levantamento. "Diante disso, os dados estão sujeitos à alteração, conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções", reforça o coordenador.

Para tirar dúvidas ou registrar reclamações, é possível entrar em contato com o Procon, por meio do SAC 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão está localizado na Avenida Barão de Maruim, nº 867, no bairro São José.

Confira a tabela completa.