Obra do Corredor Hermes Fontes atende demanda popular de mobilidade

Executada a partir de um investimento superior a R$20 milhões, feito pela Prefeitura de Aracaju com recursos conveniados junto ao governo federal, a obra do corredor Hermes Fontes tem mudado completamente o cenário da região, com homens trabalhando em diversas frentes e implantação de novas estruturas a cada dia.
O corredor tem 6,8 km de extensão e contará com nova sinalização, calçadas e rampas de acessibilidade, de modo a proporcionar mais conforto e segurança aos milhares de condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo que trafegam diariamente pelas três avenidas que o compõem: a própria Hermes Fontes, a Adélia Franco e a José Carlos Silva.
A obra conta com cerca de 100 operários e possui três frentes de trabalho. Em todas elas, os principais serviços executados são implantação de meio-fio, criando já a nova configuração geométrica da via; terraplenagem para fins de construção de sub-base e base que vai sustentar o novo piso asfáltico e intervenções de eventuais readequações de redes subterrâneas.
Neste projeto, a novidade é a opção por uma camada intermediária construída com binder, um material derivado de asfalto, porém mais grosso, poroso e usado em vias com tráfego mais intenso de veículos de grande porte.
A perspectiva de como a avenida e todo o corredor ficará, embora ainda parcial, já anima os moradores e os frequentadores da região, como a empregada doméstica Denise Maria dos Santos, que mora há 24 anos na região. "Está ficando muito bonito, dá para perceber que vai melhorar para quem mora aqui, tanto o trânsito quanto a segurança", diz ela.
David Santos é engenheiro e, além da visão de usuário, tem uma opinião de espacialista sobre a intervenção. "Como toda obra, gera um pouco de transtorno no início, mas ela alcança o objetivo, que, nesse caso, é o de conseguir ampliar o fluxo dessas vias, o que é algo muito importante", analisa.
Ele avalia a mudança como um obra grandiosa, que é importante e necessária. "Em virtude do crescimento demográfico da região, já era previsto que fosse preciso ampliar a avenida e o corredor que interliga toda Aracaju, intervenção comum em cidades grandes. Muita obra é sinal de mudança, de transformação, então vale muito a pena", ressalta.
Pablo Adriano Nunes é corretor de imóveis e também trabalha na avenida. Ele considera uma obra importante para melhorar o fluxo de veículos. "Sempre é válido investir dinheiro público e até causar certo transtorno se for para trazer melhorias", avalia.
Da AAN
Inscrições para concurso público de professor em Sergipe encerram nesta segunda
São 300 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva.










